Cidades do RSRio Grande do SulSaúde

Santa Maria inicia a vacinação de crianças contra a gripe e o sarampo

Imunização começa nesta segunda-feira, 25 de abril, e segue aberta para os grupos dos idosos e trabalhadores da saúde

O governo do Estado decidiu antecipar para a próxima segunda-feira (25) o início da vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade contra a influenza (gripe) e contra o sarampo. As orientações serão seguidas pela Prefeitura de Santa Maria. No próximo sábado (30), será o Dia D, com a abertura extraordinária das unidades de saúde para a aplicação das doses.

Em Santa Maria, as doses seguem disponíveis nas unidades e Estratégias Saúde da Família (ESFs) que possuem salas de vacina. Cada local tem dias e horários diferentes de abertura. Por isso, os usuários devem procurar com antecedência suas unidades de referência para verificar o acesso.

O público infantil iria começar a estratégia somente em 3 de maio, mas o início foi antecipado devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios. O público dentro dessa faixa etária no Rio Grande do Sul é estimado em 620 mil crianças. A meta é vacinar 90% desse número.

A vacinação segue aberta para os grupos dos idosos e trabalhadores da saúde, que começaram a ser em 4 de abril. Já em 3 de maio iniciam os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros.

Esquema de doses

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, ela deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo entre elas. Se ela já fez a vacina da gripe em algum outro ano o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.

Distribuição de doses

Também está previsto pela Secretaria da Saúde a distribuição aos municípios de mais 343.990 doses da vacina influenza para o dia 26/04 (terça-feira). Também na próxima semana, a ser definido o dia, é esperado o recebimento de 153 mil doses da vacina tríplice viral do Ministério da Saúde.

Vacina gripe trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Sarampo

A vacinação do sarampo já faz parte das doses de rotina, ou seja, que ficam disponíveis nos postos durante todo o ano, mesmo fora de épocas de campanha, que tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal na população e, assim, evitar surtos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacina controla os surtos da doença, reduz as internações, complicações e óbitos.

A tríplice viral é uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba. É uma vacina aplicada como rotina na infância, em duas doses: a primeira, tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses. As duas na forma da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Via
PMSM
Fonte
Sec. Com.
Botão Voltar ao topo