Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: Comunidade da Linha 40 receberá água canalizada

Após 20 anos de espera, o prefeito Adiló assinou a ordem de início para implantação de adutora de mais de 9 mil metros, em um investimento superior a R$ 2 milhões

O prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti, assinaram, na manhã dessa terça-feira (26/04), a ordem de início para implantação de rede adutora de água tratada na Linha 40. Serão investidos pela autarquia R$ 2.488.492,75 para implantar 9.184 metros de tubulação.

O ponto de tomada da adutora será no entroncamento da ERS-122 com a Estrada Municipal Vicente de Menezes. Serão 2.824 metros de tubos de PVC de 200 mm e 2.110 metros de 150 mm e, por último, será implantada uma rede de 4.250 metros de PVC de 75 mm que, após, permitirá a execução das ligações de água nas edificações que possuem testada para a Estrada Municipal. Também estão previstas na obra esperas para ligações no local, a fim de atender a futura expansão urbana da comunidade.

Em um segundo trecho de rede, será implantada a adutora Nossa Senhora da Saúde Leste, que irá atender os parcelamentos existentes na Estrada Vereador Ary Antônio Bergozza, contemplando as parcerias realizadas com empreendimentos na região e possibilitando servir como um anel hidráulico para atender a expansão futura do abastecimento na região Norte de Caxias do Sul.

O trecho terá como ponto de tomada a adutora de 300 mm do Sistema Marrecas já existente defronte ao capitel do bairro Nossa Senhora da Saúde, confluência da Rua Ludovico Cavinato com a Estrada Vereador Ary Antônio Bergozza.

O representante da Linha 40, Marcelo Luciano, lembrou dos problemas sofridos, principalmente nos períodos de estiagem, quando os poços particulares também diminuem a vazão ou até mesmo secam e reforçou que, a partir de agora, a comunidade passará a contar com um serviço de qualidade.

Meletti ressaltou que a comunidade protocola solicitações para a expansão do sistema de abastecimento da região desde final dos anos 90. “A região da Linha 40 cresceu muito, mas não foram feitos investimentos em saneamento. A realização dessa obra é uma satisfação, pois nós somos uma gestão que trabalha sempre pensando naquilo que é o nosso dever, que é realizar as obras e prestar serviço à comunidade”.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico – Fotos: Laura Piola

O prefeito Adiló iniciou sua manifestação falando sobre a extensão da obra, que possui mais de 9 quilômetros de rede. Para ele, são nesses momentos que se enaltece a importância de ter uma empresa autônoma, como é o caso do Samae. “O Samae é nosso, é da comunidade de Caxias do Sul. O Samae vem planejando o saneamento do município há muito tempo e se estruturando para atender o máximo de comunidades possíveis”, disse ao lembrar que a região também foi beneficiada com a regularização fundiária recentemente.

O ato, que aconteceu no Salão Nobre do Centro Administrativo, contou com a presença da vice-prefeita, Paula Ioris; do vereador Adriano Bressan, representando a Câmara Municipal; do secretário do Urbanismo, João Uez; do presidente da UAB, Valdir Walter; moradores da Linha 40; e servidores do Samae.

A empresa contratada para realizar as obras é a Nort Brasil Construtora e Incorporadora e o prazo de execução dos serviços é de 210 dias.

Fonte
Imprensa - Samae Caxias
Botão Voltar ao topo