Rio Grande do SulVariedades

Projeto “Baú de Histórias” traz contação de histórias infantis para crianças de Guaíba

O projeto cultural que já entregou mais de 100 bibliotecas móveis em todo o país, incluindo a cidade de Guaíba, realizará eventos gratuitos com contação de histórias para as crianças, incentivando o uso das estruturas.

Projeto “Baú de Histórias” convida crianças de Guaíba a se aproximarem do universo dos livros

Nos dias 03 e 04 de maio 2022 (terça e quarta-feira), o projeto “Baú de Histórias” promove uma série de ações especiais de incentivo à leitura para inspirar as crianças de Guaíba (RS) a tomarem gosto pelos livros e suas histórias.

Recentemente, o projeto realizou a entrega de 2 (duas) unidades físicas do “Baú de Histórias” em escolas da cidade de Guaíba. Montados em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas, dispondo de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos, que poderão ser utilizados como suporte em ações difusoras da literatura.

Projeto Baú de Histórias – Fotos: Divulgação

Entregues de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças a se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e fantasia.

E para incentivar o uso dessas estruturas, no dia 03 de maio (terça-feira), às 9h e 14h, haverá oficinas de contação de histórias na Escola Municipal de Educação Infantil Três Patinhos, que fica na Vila São Jorge. E no dia 04 de maio (quarta-feira), também às 9h e 14h, as oficinas serão realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, Columbia City, em Guaíba (RS).

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto. Oferecendo benefícios que contribuem para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo, a literatura é considerada uma importante ferramenta para a formação do indivíduo.

Nesta cidade, o projeto é apoiado pela RIP Serviços Industriais, empresa patrocinadora que busca um crescimento contínuo em harmonia com a comunidade. Por isso apoia ações como esta, que visam potencializar a transformação local, melhorando vidas.

“Melhorar a realidade das comunidades onde atuamos é mais que um desejo da RIP, é uma satisfação. Buscando gerar um impacto significativo, anualmente destinamos os recursos disponíveis à projetos que levam desenvolvimento e cidadania às famílias destas localidades, em iniciativas sociais que, pouco a pouco, contribuem para a formação de uma sociedade melhor e mais justa”, comenta a empresa.

O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.

SERVIÇO

“Baú de Histórias” em Guaíba
Classificação Livre – Grátis
Contação de Histórias

Instituição beneficiada: Escola Municipal de Educação Infantil Três Patinhos
Endereço: Rua Mariana Pimental,100 – Vila São Jorge – Guaíba – RS
Oficinas de leitura: 03 de maio de 2022 (terça-feira) – Horários: 9h00 e 14h00

Instituição beneficiada: Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus
Endereço: R. Caçapava do Sul, 535 – Columbia City – Guaíba – RS
Oficinas de leitura: 04 de maio de 2022 (quarta-feira) – Horários: 9h00 e 14h00

Sobre a RIP Serviços Industriais

Fundada em 1986, a RIP fornece serviços integrados especializados para diversos segmentos industriais, entre eles, Revestimentos Refratários, Isolamento Térmico, Proteção Anticorrosiva, Proteção Passiva, Acessos, Manutenção Eletromecânica, Manutenção Civil, Facilities, Operação e Manutenção em Ativos de Energia, além de serviços Offshore, como manutenções, acabamento de interiores, operação de guindastes e movimentação de cargas.

Uma empresa com 35 anos de história, que desde 2014, faz parte do grupo KAEFER. Com sede em Bremen, no norte da Alemanha, a KAEFER destaca-se como líder mundial na prestação de serviços integrados e provedora de soluções especializadas em Isolamento, Acesso, Proteção de Superfícies, Proteção Passiva contra Fogo e Acabamento de Interiores. Presente no mundo inteiro.

A empresa assume sua responsabilidade empresarial fazendo uma contribuição voluntária para o desenvolvimento sustentável da sociedade, que vai muito além das exigências legais, e compromete-se a fazer o uso mais econômico, ecológico e rentável dos recursos, em benefício de clientes e do meio ambiente.

Sobre o Ministério

Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa RIP Serviços Industriais.

Fonte
Luciana Gandelini
Botão Voltar ao topo