Centro RS

Lajeado retoma Programa Alimenta Brasil

Lajeado retoma Programa Alimenta Brasil (PAB) a partir da próxima semana. A iniciativa tem o apoio da Emater/RS-Ascar e consiste em promover o acesso à alimentação de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade fortalecendo a agricultura familiar local. O PAB utiliza-se da aquisição direta de produtos de agricultores familiares como forma de valorizar a produção local e regional.

Em Lajeado, o programa é uma das estratégias para enfrentar a insegurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade. Após a implantação desta política pública, as entidades socioassistenciais do município passam a receber os produtos semanalmente e a ofertar no seu cardápio uma maior diversidade de alimentos frescos e de qualidade.

Já os kits de alimentos, que são entregues aos beneficiários do Programa Bolsa Família, permitem o consumo de alimentos diferenciados, por terem um valor de venda alto no mercado.

Em 2021, pelo programa, foram investidos R$ 277.330,89 na aquisição de 27.142,58 quilos de gêneros alimentícios provenientes de 63 agricultores familiares cadastrados, dos quais 16 são do município de Lajeado e os demais são de outros 11 municípios da região.

No total, 11 entidades socioassistenciais do município foram beneficiadas. Essas organizações atendem mais de 2 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Também foram entregues kits de gêneros alimentícios a 740 famílias do Programa Bolsa Família que receberam 14.248,40 quilos de alimentos, contendo diversidade de hortaliças, frutas e produtos industrializados oriundos de agroindústrias familiares.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo