Agronegócio

Tellechea e Reconquista levam os grandes campeonatos de argola em Uruguaiana

A Cabanha Tellechea, de Sérgio Bastos Tellechea, de Uruguaiana (RS), e a Reconquista Agropecuária, de José Paulo Dornelles Cairoli, de Alegrete (RS), conquistaram os grandes campeonatos da 19ª Expoutono, em Uruguaiana (RS).

Em uma tarde de sol e temperaturas amenas, o jurado argentino Javier de Ezcurra López elogiou a qualidade dos animais e reconheceu que a grande campeã da exposição, a vaca adulta com cria ao pé Tellechea 3277 Emperor (box 30), da Cabanha Tellechea, seria destaque na Feira de Palermo, na Argentina, ou em qualquer disputa internacional da raça. “Essa vaca me impressionou. Ela tem muita feminilidade, está criando bem o seu terneiro, tem um lindo úbere e andaria bem em qualquer pista”.

Segundo López, que em breve comandará as avaliações da exposição no país vizinho, tanto o grande campeão quanto a grande campeã foram muito bem. “Tivemos animais com muita pureza racial, bem carniceiros e com tamanho e biotipo que não servem somente para a pista, mas também para o campo”, avalia.

O reconhecimento é motivo de orgulho para o criador Sérgio Bastos Tellechea, que ainda levou o título de reservada de grande campeã com a terneira menor Tellechea 3897 Emperor Black (box 1). “A pista é pesada aqui em Uruguaiana. Estamos sempre em busca do que há de melhor em genética e na preparação desses animais. Estávamos preparados para essa dobradinha”, destaca o criador.

O reconhecimento de terceira melhor fêmea ficou com a vaquilhona menor Reconquista 3288 Ella Tomahawk (box 20), da parceria de José Paulo Dornelles Cairoli, da Reconquista Agropecuária, com Paulo Marques, da Casa Branca Agropastoril, de Silvianópolis (MG), e da Fazenda Reunidas Pansul, de Itapeva (SP).

Nos machos, a vitória foi para o touro de dois anos Reconquista TE3226 Eleito Don Carlo Rito (box 46), da Reconquista Agropecuária. Segundo Cairoli, o exemplar tem excelente estrutura e alto potencial carniceiro. O criador tem planos de levá-lo às pistas de Esteio e depois a uma central para coleta de sêmen.

“É um touro que se apronta com pouca ração, tem facilidade de engorde e condições de contribuir para a raça e também para os cruzamentos que estão valorizados com a produção de Carne Angus”, reforça. O reservado de grande campeão nos machos foi o touro Tellechea 3662 Turning Point (box 43), de Sérgio Bastos Tellechea, da Cabanha Tellechea. O terceiro melhor macho da exposição foi o terneiro menor 4 Linhas Duque TEA138 Resource (box 35), de Luiz Antônio Menezes, da Cabanha 4 Linhas, de Guaíba (RS).

Assim como no ano passado, a disputa pode ser acompanhada de forma virtual por criadores de diversas localidades do país. A transmissão teve comentários do inspetor técnico Flávio Montenegro Alves e do gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato.

Missioneira e 4 Linhas vencem na estreia da Ultrablack

Na estreia da raça Ultrablack nas pistas de Uruguaiana (RS), a Cabanha 4 Linhas, de Guaíba (RS), e a Fazenda Missioneira, do grupo Agro Ottoni, de Santo Antônio das Missões (RS), venceram a disputa de argola da 19ª Expoutono. O julgamento, que ocorreu no final da tarde deste sábado (14/5), consagrou a genética da 4 Linhas ao dar o grande campeonato para a fêmea 4 Linhas Bela Dona U113 Poncho.

A terneira maior criada na 4 Linhas foi recentemente adquirida pelo criador Hélio Ottoni e será entregue durante a exposição de Uruguaiana já com um título inédito. O prêmio de reservada de grande campeã da exposição ficou com a fêmea 4 Linhas Dama 33, da 4 Linhas. Já o reconhecimento de terceira melhor fêmea foi para a Fazenda Missioneira com a terneira 4 Linhas Aurora U120 Poncho.

Nos machos, o título de grande campeão da disputa, que foi comandada pelo jurado argentino Javier de Ezcurra López, ficou com o terneiro 4 Linhas Barão U116 Poncho. Segundo Álvaro Dumoncel, da 4 Linhas, “a demanda por animais Ultrablack vem crescendo na propriedade uma vez que os criadores têm enxergado o potencial da raça”.

Fonte
Jardine Comunicação
Botão Voltar ao topo