Rio Grande do Sul

Esteio amplia ambulatório veterinário no Canil Municipal

Empresas parceiras participam das melhorias do Bem-Estar Animal

Em Esteio, a unidade de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) está construindo um novo espaço dentro do ambulatório veterinário, localizado no Canil Municipal de Esteio.

A ampliação vai abrigar uma sala de isolamento para animais com doenças infecciosas, uma área de serviço, um depósito e um local para resíduos. Na última sexta-feira (13), parte da equipe fez a colocação de revestimentos, enquanto outros trabalharam na estrutura das aberturas.

Publicidade

Empresas parceiras

A obra conta com a parceria da Ambiental Metrosul, que custeou a mão-de-obra, enquanto a Prefeitura colocou os materiais de construção necessários. O atual ambiente ocupado pela sala de isolamento será destinado a um consultório médico-veterinário. Desde 1º de março, os atendimentos da equipe do Bem-Estar deixaram de ser feitos a domicílio e passaram a ser realizados no ambulatório.

Outra melhoria concluída recentemente no setor foi a reforma de 14 baias do canil. A iniciativa, resultado de parcerias com empresas da cidade, garantiu a colocação de revestimento cerâmico (pisos e azulejos) e a manutenção de portões e grades.

Publicidade

O material para a realização das intervenções foi doado pela empresa NetCar/RC Veículos, com mestre de obras cedido pela Construeng Construção e Engenharia. A execução foi conduzida por equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU).

Recentemente 14 baias do Canil foram reformadas

CadÚnico

O serviço de atendimento pode ser solicitado por famílias com registro no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do Governo Federal que sejam cuidadoras de bichinhos ou por responsáveis por cães e gatos comunitários (que vivem nas ruas).

O pedido deve ser feito na Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 das 12h30 às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível pela internet ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).

É necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pela Unidade que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.

Canil Municipal

O Canil Municipal de Esteio (Av. Luiz Pasteur, 7275, Bairro Três Marias, junto ao Galpão da Cootre) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quem quiser conhecer quais cachorros e gatos estão aguardando adoção pode acessar o site do Catioro Go!.

Para adotar, basta clicar em “Capturar animal” e fazer o login em uma conta do Facebook. Após, a pessoa terá sete dias para buscar o bichinho no Canil Municipal. Caso passe o prazo, o animal voltará para a página e ficará disponível para adoção por outra pessoa. É necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do Departamento de Bem-Estar Animal da SMDEMA, 3459-4494 e 98600-8377 (com Luciane).

Botão Voltar ao topo