Cidades do RSRio Grande do Sul

Passo Fundo: Obras da Escola Olga Caetano Dias chegam aos 60%

Nova escola será entregue na Semana do Município, em agosto

A Prefeitura de Passo Fundo está realizando uma obra sonhada pela comunidade e que beneficiará as famílias com crianças, jovens e adultos com espectro autista no município. A construção da Escola Olga Caetano Dias, a Escola dos Autistas, na Cohab Secchi, foi iniciada na gestão do ex-prefeito Luciano Azevedo e deverá ser entregue durante a Semana de aniversário do Município, em agosto, pelo prefeito Pedro Almeida.

“A conclusão da obra é um compromisso que assumimos com as famílias. Será um espaço totalmente adequado e projetado para atender as necessidades de aprendizado das pessoas com autismo. O local terá infraestrutura, segurança e equipamentos apropriados ao desenvolvimento físico e intelectual dos alunos”, disse o prefeito Pedro Almeida, que visitou as obras na manhã dessa sexta-feira (03), acompanhado pelos secretários de Planejamento, Gieze Schneider, e de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, e pelo Presidente da Associação dos Amigos da Criança Autista – AUMA, Emerson Drebes.

“O autista precisa estar em atividades contínuas. Muitas crianças só conseguiram fazer o ensino regular porque passaram pela Escola dos Autistas, onde fazem oficinas e aprendem coisas do dia a dia. É o sonho de todos os pais”, afirmou Drebes.

Com área construída de 741,00 metros quadrados, a escola teve medição feita pela secretaria de Planejamento (SEPLAN), que conformou o percentual de 60% de conclusão dos trabalhos. A Escola terá capacidade para atender até 150 crianças, jovens e adultos para aulas e oficinas.

A Escola dos Autistas tem finalizada a parte estrutural da escola, como fundações, estrutura de concreto armado, alvenaria com levantamento de paredes dos ambientes e também contrapiso. Também foram finalizadas as instalações de estrutura em concreto, cobertura metálica, reboco e instalações hidráulicas. Estão em fase de execução pela empresa contratada o revestimento interno e pavimentações externas.

O projeto da nova Escola Olga Caetano Dias prevê, no setor administrativo, a construção de oito salas de aula, sala de atividades de vida diária, brinquedoteca, sala de atividade psicomotricidade, sala de acolhimento, sala de música, sala de artes e sala de informática. Na parte externa, playground, horta, percurso sensorial e pátio gramado.

Botão Voltar ao topo