AgronegócioRio Grande do Sul

São Sebastião do Caí abre oficialmente a Safra da Bergamota 2022

São Sebastião do Caí abriu oficialmente no sábado (4), a Safra da Bergamota 2022. A ação contou com mais de 200 pessoas e foi realizada na propriedade dos agricultores Lourdes e Paulo Orth, da localidade de Vigia.

O evento foi organizado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Associação dos Citricultores de São Sebastião do Caí (Caicitrus) para valorizar a citricultura, que tem crescido no município com investimentos em novos pomares, políticas públicas para o setor e acesso permanente ao serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).

A extensionista da Emater/RS-Ascar Kátia Huber destacou que a previsão é de que sejam colhidas 21,6 milhões de quilos de citros no município, sendo 12 milhões de quilos de bergamotas. Num comparativo com anos anteriores, Kátia observa que as questões climáticas observadas neste ano podem contribuir para uma eventual perda de até 15%. Em São Sebastião do Caí são 578 hectares plantados de bergamotas e um total de 986 hectares de citros.

Dona Lourdes se tornou viúva quando Paulo tinha apenas quatro anos e desde então sempre trabalharam juntos na citricultura. Aos 37 anos, Paulo afirma haver eventuais dificuldades, que são superadas pela qualidade de vida do local e pela oportunidade de cultivar alimento de qualidade para o público. Nesse contexto, a Caicitrus representou um avanço, especialmente no que diz respeito à logística. “Hoje estamos organizados, estruturados”, afirma, sem esquecer questões que representam gargalos, como a alta do preço dos insumos e a própria pandemia em si. “Foi algo meio imprevisível”, diz.

Na fala das autoridades o tom foi de emoção, especialmente do prefeito Júlio César Campani, que destacou as melhorias em infraestrutura, que possibilitaram a consolidação de 6,5 km de capeamento e finalização asfáltica na comunidade. Outras autoridades, como representantes de entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), deputados federais e estaduais, as soberanas do município, além dos gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar Cristiano Laste e Carlos Lagemann também prestigiaram a ação.

Botão Voltar ao topo