Caxias do Sul

Samae Caxias dá início ao programa de controle e redução de perdas de água

Capacitação de performance é a primeira etapa do projeto da autarquia

Com o objetivo de diminuir as perdas de água do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), uma comissão formada por servidores iniciou, nesta semana, um treinamento intitulado de Programa de Desenvolvimento para Parcerias mais Eficientes, ministrado pelo instrutor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Roberval Tavares de Souza.

O resultado da capacitação será um edital que permitirá que a autarquia contrate uma empresa para executar o programa de controle e redução de perdas de água por meio de um contrato de performance, que estabelece que a terceirizada receba seus lucros de acordo com o alcance dos objetivos estipulados, podendo haver penalização ou bonificação conforme o desempenho apresentado pela vencedora da licitação.

“Estamos trazendo para Caxias do Sul um sistema que gera agilidade nas ações que precisam ser feitas. Por mais que trabalhemos individualmente, não haveria mão de obra suficiente para alcançar as metas no tempo estipulado. O que levaríamos 15 anos para realizar, por meio do contrato, iremos levar em torno de dois anos e meio”, explica o engenheiro da Superintendência Comercial do Samae e coordenador da comissão, Márcio Custódio de Oliveira.

O treinamento tem duração de 60 dias e consiste em dois encontros semanais de forma remota, sendo o primeiro e o último presenciais. As novas implementações devem compreender as complexidades que o município apresenta, modernizando e criando maior acessibilidade para os serviços fornecidos pela autarquia.

“Atualmente, cerca de 47% da água tratada pelo Samae é perdida. São vazamentos e rompimentos no encanamento, imprecisão de hidrômetros e leituras, ligações clandestinas, entre outras. Estamos dentro da média do Brasil, mas estamos buscando alternativas para melhorar”.

A comissão foi formada em março deste ano, a partir das atribuições conferidas pela Lei nº 8.762 ao diretor-presidente da autarquia, Gilberto Meletti, pela portaria nº 28.720.

Fonte
Imprensa /Samae/PMCS

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo