No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza. Muito famosa no Brasil e considerada a queridinha dos brasileiros, a origem da pizza envolve várias lendas. Uma delas remonta ao Egito, quando um faraó, ao celebrar seu aniversário, convidou os escravos e ofereceu-lhes uma massa prensada feita de farinha, água e sal. Mas foi em Nápoles, na Itália, que a iguaria ganhou sua fama no ano 1898. Um pizzaiolo serviu, em forma de homenagem, à rainha Margherita e ao rei Umberto I a versão redonda de queijo, manjericão e tomate – ingredientes de cores iguais às da bandeira italiana – tendo seu nome imortalizado desde então.
De acordo com Vinicius Santiago, sommelier da Evino, o vinho é o acompanhamento ideal para esse prato – ainda mais em dias frios – como durante o Inverno. “Acredito que a pizza e o vinho foram feitos um para o outro. Afinal é possível combinar esse prato com diversos tipos de vinhos. Porém, costumo dizer que não existe regra de harmonização. Tudo é questão de paladar”, pontua o especialista.
Pizza de queijo brie com presunto de parma:
Maison Castel Classics Rose D’Anjou AOC 2016.Rosé d’Anjou é um clássico do Vale do Loire, de onde saem vinhos frescos e bem frutados. Os rosés dessa região são delicados e saborosos e pedem uma harmonização refinada com o mesmo equilíbrio de sutileza na textura (como a do queijo brie) e de presença de sabor (como a do prosciutto).
Pizza de quatro queijos:
Langevin Chardonnay 2016. Essa é uma pizza cheia de sabores e de texturas e por isso mesmo um tanto difícil de harmonizar. A sugestão é um Chardonnay “low-profile”, ou seja, sem grandes pretensões aromáticas. O Langevin é uma expressão discreta e elegante dessa uva, mas com corpo e estrutura suficientes pra aguentar uma pizza como a de quatro queijos.
Pizza de cogumelos:
Domaine de La Motte Pinot Noir 2016. De textura macia, saborosa, aromática e terrosa. Essa descrição poderia ser dedicada ao recheio de cogumelos de uma pizza ou à uva Pinot Noir quando vinificada pelos franceses. A propósito, uma dica bem básica e certeira pra conseguir uma harmonização bem sucedida é tentar descrever o vinho e o prato com os mesmos adjetivos.
Pizza de linguiça de javali (ou calabresa):
8 Vites Miliasso Piemonte DOC Rosso 2014. Elaborado a partir de oito uvas viníferas diferentes, o rótulo 8 Vites é um clássico italiano. O que isso quer dizer? Ele tem acidez presente (ótima pra compensar as gorduras da carne de porco), taninos macios, aromas e sabores de frutas frescas como cereja e, sobretudo, harmoniza com pizzas tradicionais italianas – como de linguiça de javali ou a queridinha calabresa.