Cidades do RSEventosRio Grande do Sul

Inicia o 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Espetáculo “Cooperativismo em Movimento” abre oficialmente o evento. Governador do Estado do RS, Ranolfo Vieira Júnior, prestigiou a solenidade de abertura do Festival

O maior evento cultural da Serra Gaúcha foi oficialmente aberto nesta sexta-feira, 15 de julho, em Nova Petrópolis. O 49º Festival Internacional de Folclore teve início com expressivo público na Rua Coberta e Praça das Flores. O espetáculo “Cooperativismo em Movimento” resgatou a tradição cooperativista de Nova Petrópolis em uma homenagem ao aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito e em referência ao lema do 49º Festival Internacional de Folclore: “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece”.

Com roteiro de Edineia Werner, o espetáculo “Cooperativismo em Movimento”, contou com a participação de, aproximadamente, 300 artistas e celebrou todos aqueles que se envolveram na construção gradativa do cooperativismo, que colocaram as mãos entre a semeadura e a colheita dos frutos desta rica semente, plantada há 120 anos em Nova Petrópolis.

49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis – Foto: Mauro Stoffel

No espetáculo, o momento de carência de um filho o faz visitar seus pais tarde da noite. As conversas se direcionam para uma reflexão sobre os frutos doces colhidos em tempos de dificuldade. Em meio a esse cenário familiar, a história do cooperativismo foi contada. Música, dança e teatro deram vida a fatos do passado e o amor por Nova Petrópolis foi trazido ao palco em forma de movimentos, finalizando com uma linda homenagem ao legado do Padre Theodor Amstad, responsável pela construção e implementação do cooperativismo de crédito no Brasil.

A solenidade de Abertura Oficial do 49º Festival Internacional de Folclore contou com a presença de autoridades estaduais e locais, folcloristas, artistas, público e comunidade. A Chama Folclórica, trazida por integrantes do Böhmerlandtanzgruppe e do CTG Pousada da Serra, foi recebida no palco da diversidade e permanecerá na Praça das Flores até 31 de julho.

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, declarou que um evento que está em sua 49ª edição fala por si só. “E o sentimento hoje é de recomeço, de superação, todos estão de parabéns pela dedicação e perseverança”, disse o governador ao destacar a importância do Festival Internacional de Folclore para o Estado.

Os secretários Estaduais de Turismo, Raphael Ayub; Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann; Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin; Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Márcia De la Torre; e o adjunto de Comunicação, Ismael Moreira, também estiveram presentes na solenidade de abertura do evento. Além dos deputados Estaduais, Elton Weber e Marcel Van Hattem, e prefeitos de toda a região.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, expressou sua alegria ao dar as boas-vindas ao público que lotou a Rua Coberta. “A retomada presencial está sendo emocionante e a programação que se inicia será fantástica. Que todos nós possamos aproveitar ao máximo as mais de 60 atrações que passarão por aqui nestes 18 dias de evento”. Wolf agradeceu a todos aqueles que deram a sua contribuição para a realização da 49ª edição. “Recebam a nossa gratidão, porque, afinal, a Diversidade nos une e a cooperação nos fortalece! Mostramos, mais uma vez, que sabemos cooperar! Parabéns e um excelente Festival Internacional de Folclore a todos nós”, declarou.

A 49ª edição do Festival Internacional de Folclore foi preparada pela Comissão Organizadora, formada por representantes do poder público, da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis e do CTG Pousada da Serra.

O presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Rafael Reidel Haas, convidou a todos para se apaixonarem por tudo que Nova Petrópolis tem a oferecer. “Não sou natural daqui, mas me apaixonei por este lugar; as amizades e experiências que o folclore me proporcionou, fizeram eu permanecer. No palco da diversidade, celebramos a união, a cooperação e o respeito. É muito bom estar de volta!”, encerrou.

As soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do 49º Festival Internacional de Folclore, rainha Mariana Marcon, 1ª princesa Tainara Blauth e 2ª princesa Thaís Paetzinger declararam que o festival é o momento máximo da preservação da cultura, local de reencontros, de celebrar e de enaltecer o legado do Padre Amstad. “O cooperativismo está na dança, no esporte, na comunidade, na vida. Em uma explosão de sentimentos, Nova Petrópolis recebe este momento de diversidade e cooperação”, disseram.

Após os pronunciamentos, o Projeto Pintando o Mundo Melhor foi lançado. Uma iniciativa de um nova-petropolitano que acredita na união através das diferenças, que crê que toda manifestação pacífica, harmônica e gentil, mesmo na diversidade, só faz crescer. A tela, as tintas e os pincéis do Projeto Pintando o Mundo Melhor estão na Rua Coberta e Praça das Flores até 31 de julho. Todos podem participar!

Primeiro fim de semana encanta público em Nova Petrópolis

O fim de semana foi de muito folclore e diversidade em Nova Petrópolis. A retomada presencial do Festival Internacional do Folclore, um dos mais expressivos eventos culturais da Serra Gaúcha, ocorreu em grande estilo.

Grupos folclóricos do México, Paraguai, Alagoas, Ceará, Pará, Feliz e Nova Petrópolis brilharam no Palco da Diversidade do 49º Festival Internacional de Folclore nos dias 16 e 17 de julho. O público lotou a plateia para assistir as apresentações folclóricas e artísticas; o Desfile de Integração; a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, em que os grupos locais e visitantes trouxeram mensagens de paz, amor e esperança; os jogos germânicos de bolão de corda e pregar o prego; a Feira da Diversidade; a Praça de Alimentação e muito mais neste sábado e domingo.

No sábado, 16 de julho, as diferentes etnias presentes no maior evento cultural da Serra Gaúcha participaram do primeiro Desfile de Integração, que reuniu mais de 500 artistas. Distintas culturas desfilaram suas cores, ritmos, credos, expressões e movimentos pela Avenida 15 de Novembro. O público não poupou aplausos às evoluções artísticas apresentadas pelos folcloristas ao longo do trajeto.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis prossegue até 31 de julho, na Rua Coberta. É uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Armani Têxtil, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Traum Cervejaria. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.

Fonte
TRIO Comunicação Integrada
Botão Voltar ao topo