EventosNotíciasPorto Alegre

Aura Trio faz recital gratuito na Casa da OSPA neste domingo (24)

O Aura Trio faz sua estreia neste domingo (24), na Sala de Recitais da Casa da OSPA, dentro da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Está marcada para às 18h a estreia do grupo formado pela pianista Liliana Michelsen e por duas musicistas da OSPA, a violinista Brigitta Calloni e a violoncelista Martina Ströher. A apresentação é gratuita.

Ao montar o programa, as musicistas selecionaram duas obras muito diferentes, uma do repertório tradicional camerístico, e outra marcada por diversos ritmos contemporâneos. “Trio em Sol Menor, Op. 3”, composta em 1881 pelo francês Ernest Chausson (1855-1899), abre o recital com uma atmosfera melancólica, texturas densas e refinadas. Apesar de integrar o cânone da música de câmara francesa, Chausson é um nome menos conhecido do público.

Em seguida, o trio salta no tempo até 1986, quando foi escrita “Café Music”, do americano Paul Schoenflield (1947-). Contrastando com a primeira obra, a segunda é uma peça mais alegre, inspirada na experiência do compositor como pianista em um restaurante de Minneapolis. A pianista Liliana Michelsen comenta: “Schoenfield é catedrático de composição na University of Michigan e gentilmente enviou ao Aura Trio as partituras desta obra (…), que traz ragtimes, spirituals, rhythm and blues, num resultado de música urbana baseada no jazz. E, principalmente, o olhar acelerado de quem toma muito, mas muito café.”

Recital da Série Música de Câmara – Aura Trio

  • Quando: domingo, 24 de julho de 2022, às 18h.
  • Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
  • ENTRADA FRANCA
Botão Voltar ao topo