Cidades do RSEventosRio Grande do Sul

Dois Irmãos prepara o 193º Kerb de São Miguel para setembro

Dois Irmãos prepara a 193ª edição do Kerb de São Miguel. Após dois anos de celebrações singelas em razão da pandemia, neste ano a festa voltará ao seu formato original. O evento é realizado pela Administração Municipal de Dois Irmãos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 28 e 29 de setembro, no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Praça do Imigrante.

Pré-Kerb

De acordo com a chefe do Departamento de Turismo, Larissa Mentz, a programação está sendo finalizada e será lançada oficialmente no dia 28 de agosto, no Pré-Kerb, na Praça do Imigrante. No dia, haverá apresentações culturais, jogos germânicos e a tradicional polonese. Para participar da dança de integração, as pessoas deverão estar usando roupas típicas alemãs. Também foram convidados grupos folclóricos da região.

Ingresso

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá Severo, que lidera a organização do evento, conta que o 193º Kerb de São Miguel atenderá as mudanças solicitadas pela comunidade na Assembleia Pública que ocorreu em 2019, na Câmara de Vereadores.

Entre as mudanças destacadas, a principal será a cobrança de ingresso no valor de R$ 10 para acessar o evento. “Nosso objetivo é de que o evento se auto-sustente no futuro e que o dinheiro hoje investido no Kerb possa ser aplicado em outras áreas”, comenta. Também será proibida a entrada com coolers, para fomentar o comércio local. O recurso arrecadado na bilheteria, 20% será doado para entidades do município. Outros R$ 70 mil reais serão destinados a aquisição de uma nova viatura para a Brigada Militar através de convênio, para garantir maior segurança ao evento.

Por conta da cobrança de ingresso, será delimitada a área do evento através de pórticos de entrada. Os acessos com bilheteria estarão localizados em quatro pontos: Avenida São Miguel, em frente à Sociedade Atiradores; Avenida 25 de Julho, próximo ao Unisuper; Rua São José, próximo a Urgência e Emergência 24h; e Avenida 10 de Setembro, em frente à Igreja Matriz. Haverá mais um pórtico em frente ao Hospital São José, porém neste não haverá venda de ingresso.

“Também vamos colocar mais banheiros, melhorar a estrutura, a limpeza e aumentar a segurança das pessoas. Queremos um evento bem feito, bem organizado e que a comunidade goste. Durante toda a programação, haverá atrações culturais, enaltecendo e homenageando a tradição alemã”, finaliza.

Atrações

Conforme Larissa, haverá bandinhas típicas alemãs, Kerb das Escolas, Baile da Terceira Idade, jogos germânicos, desfile temático e a solenidade oficial do Kerb, iniciando com a procissão das igrejas.

Sobre os grupos festivos, Larissa comenta que se espera que os grupos que estiveram participando na edição de 2019 participem do Kerb deste ano. Todos deverão promover alguma ação social em prol da comunidade. Mesmo integrando os grupos, as pessoas deverão pagar ingresso para o evento organizado pela Administração.

Além disso, haverá o desfile temático, que será no dia 25 de setembro às 15h30 na Avenida 25 de Julho, promovido pela Administração em parceria de entidades culturais.

Com roteiro criado pela chefe do Departamento de Cultura, Thaís Backes, o desfile promete levar muita alegria à comunidade. “Como é um ano de retomada, o desfile será muito focado na comemoração, na alegria, nas danças folclóricas, pois estamos podendo voltar a festejar como fazíamos antes”, diz ela, adiantando que cada ala também representará um pouco da história de Dois Irmãos, resgatando as construções em estilo enxaimel e profissões, como agricultor e sapateiro.

Botão Voltar ao topo