EventosRio Grande do Sul

Antônio Prado realiza 40ª Noite Italiana nos dias 20 e 27 de agosto

Antônio Prado realiza a 40ª Noite Italiana nos dias 20 e 27 de agosto. O evento busca resgatar o formato dos filós de antigamente, valorizando a mesa farta, a música e a dança. A cada sábado, dois conjuntos musicais farão a animação: Zo Scarpon e Os Atuais no dia 20, e Zo Scarpon e San Marino no dia 27. A festa será no Centro de Eventos de Antônio Prado e deve durar até as 2h30 em ambas as datas. Os portões abrem às 19h, o jantar será às 20h.

Filós

Os imigrantes italianos, que colonizaram a Serra Gaúcha, tinham o hábito de se reunir com os vizinhos, nas horas de descanso, para conversar, trocar ideias, comer e ouvir música. Esse costume ganhou o nome de filó. Com o tempo, esse tipo de reunião foi se perdendo e dando lugar a outros hábitos, conforme a urbanização das cidades.

Muita comida boa

Nos dois sábados, a organização planeja servir uma tonelada de polenta (frita e brustolada); 3,5 toneladas de frango (à passarinho e como menarosto); 700kg de queijo; 400kg de salame; 400kg de copa e 10 mil garrafas de vinho. Todos os produtos do cardápio serão produzidos com antecedência, respeitando o tempo de maturação de cada um e preparados com um tempero que só quem é da colônia sabe fazer.

Pepino, pão, bolos, cucas, doces, biscoitos coloniais, grostoli, merengues e frutas também fazem parte do cardápio. E nesta 40ª edição, os organizadores prometem uma surpresa da culinária típica, que só quem for a Antônio Prado vai descobrir.

Ingressos

Os últimos ingressos estão disponíveis no site minhaentrada.com.br. Crianças até seis anos não pagam; crianças de 07 a 12 anos pagam ingresso infantil (necessário apresentação de documento no acesso ao evento). As crianças só entram acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. A organização da Noite Italiana também optou por disponibilizar pontos de venda de ingressos no comércio e entidades da Serra Gaúcha.

40ª Noite Italiana de Antônio Prado

  • Quando: 20 e 27 de agosto de 2022, dois sábados
  • Horário: abertura dos portões às 19h, jantar às 20h
  • Local: Centro de Eventos de Antônio Prado (Rua Germano Girotto, 459)
  • Outras informações: whatsapp (54) 9 9963.3599 ou www.noiteitaliana.com.br. Lembrando que os organizadores de excursões podem contatar o whatsapp. O estacionamento é gratuito e o evento oferece cadeiras para todos e espaço kids para as crianças.
Botão Voltar ao topo