NotíciasPorto Alegre

Atelier Livre Xico Stockinger abre inscrições de cursos para o segundo semestre

O Atelier Livre Xico Stockinger está com inscrições abertas para alguns cursos, no calendário do segundo semestre de 2022. São oferecidas as modalidades on-line e presencial. O Atelier é uma escola de Artes Visuais da Prefeitura de Porto Alegre, integrada à Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura. Realiza cursos práticos e teóricos, ações colaborativas, assim como exposições, palestras, o tradicional Festival de Artes Cidade de Porto Alegre e outras ações de difusão de Artes Visuais.

Cursos com vagas disponíveis:

Desenho, materiais e história – Turma 1 (on-line) nível introdutório

Prof. Renato Garcia
O objetivo deste curso é praticar algumas noções básicas em desenho e experimentar seus materiais, relacionando esta prática com a história da arte. Através de encontros on-line práticos e expositivos, serão trabalhadas noções básicas relativas ao uso da linha no desenho, esboço, textura, luz e sombra, profundidade, perspectiva, uso da cor.
Dia e horário: quinta-feira, das 16h às 18h
Vagas: 20
Período: 4 de agosto a 8 de dezembro
Curso sem pré-requisito

Desenho, materiais e história – Turma 2 (on-line) nível introdutório

Prof. Renato Garcia
O objetivo deste curso é praticar algumas noções básicas em desenho e experimentar seus materiais, relacionando esta prática com a história da arte. Através de encontros online práticos e expositivos, serão trabalhadas noções básicas relativas ao uso da linha no desenho, esboço, textura, luz e sombra, profundidade, perspectiva, uso da cor.
Dia e horário: quinta-feira, das 19h às 21h
Vagas: 20
Período: 4 de agosto a 8 de dezembro.
Curso sem pré-requisito

Arborecer – Curso presencial – Nível introdutório

Prof. Eleonora Fabre
Este curso tem como objetivo utilizar materiais encontrados na natureza para a construção de trabalhos. Efetuar trabalhos individuais e ou em grupo, utilizando-se de materiais naturais, mortos ou secos: eleger, coletar, planejar e reconstruir. Organizar expedições para a coleta e observação da natureza morta e intervir, com esses materiais, para criar uma nova realidade em locais degradados e poucos valorizados como praças e terrenos baldios.
Dia e horário: quinta-feira, das 14h às 17h
Vagas: 12
Período: 4 de agosto a 1° de dezembro
Curso sem pré-requisito

Construção de cabeças – Curso Presencial – Nível avançado

Prof. Eleonora Fabre
Estudo das proporções de uma cabeça humana. Formato, massas e volumes, princípios de anatomia da cabeça. Construção de uma cabeça em tamanho real a partir de um modelo.
Dia e horário: quinta-feira, das 9h às 12h.
Vagas: 20
Período: 4 de agosto a 1° de dezembro
Pré-requisito: conhecimentos básicos de cerâmica

Vanguardas do século XX – Curso on-line – Teórico – Nível introdutório

Prof. Eleonora Fabre
Encontros planejados estimulando discussões em arte contemporânea ou períodos de história da arte, ancorados em textos, livros ou obras de arte ou artista. Indicar textos ou assuntos, previamente dados, para serem discutidos em trocas/conversas via on-line. Alguns assuntos a serem abordados: O que foram as vanguardas? Gosto se discute? O que determina isso?
Dia e horário: segunda-feira, das das 19h às 21h
Vagas: 20
Período: 1° de agosto a 5 de dezembro
Curso sem pré-requisito

Escultura em pedra – Presencial – Nível avançado

Prof. José Francisco Alves
Projetos avançados em escultura em pedra. Retomada com rematrícula dos alunos anteriores. Entrevista para alunos novos (até 5). Inscrições para quem tem experiência em escultura em pedra com ferramentas elétricas avançadas e mecânicas, noções de segurança do trabalho, EPIs, domínio dos materiais.
Dia e horário: terças e quartas, das 19h às 22h
Vagas: 5
Alunos novos já deverão ter experiência com pedras duras e com maquinário avançado e farão entrevista com o Professor.
Período: 2 de agosto a 6 de dezembro
Pré-requisito: ex-aluno.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas no formulário online disponível no Blog atelierlivre.worpress.com.
Investimento: R$ 250,00 por semestre, exceto o curso de Escultura em Pedra, cujo investimento é de R$ 350,00.

Observações: Os cursos em modalidade online serão ministrados na plataforma Zoom. Link e dados de acesso serão disponibilizados individualmente após a confirmação de matrícula. Para os cursos presenciais será necessário apresentação de comprovante de vacinação (esquema completo) no primeiro dia de aula.

Botão Voltar ao topo