GastronomiaSaúde

Bons motivos para saborear uva-passa todos os dias

A fruta seca é fonte de minerais e probióticos muito importantes para uma dieta saudável

Famosa pela polêmica que sempre causa em épocas natalinas, a uva-passa é uma das frutas secas com os maiores benefícios para a saúde. Fonte riquíssima de diversos nutrientes, a uva-passa é um alimento que pode e deve ser consumido ao longo do ano inteiro como explica Fernanda Bliharscki, nutricionista da Importadora de Frutas La Violetera, importadora paranaense de alimentos. “É um produto com minerais e probióticos que, aliados a uma dieta saudável, podem tornar a alimentação cada vez melhor”, afirma a especialista.

Segundo Fernanda, na própria análise nutricional é possível identificar características que consolidam a saudabilidade da fruta seca. “A uva-passa tem a presença de boro – mineral associado ao crescimento e manutenção óssea, com efeito preventivo e terapêutico na osteoporose -, frutanos – que auxiliam na maior absorção das fibras, proporcionando que a microflora intestinal fique mais equilibrada – e os polifenóis – potentes antioxidantes”, destaca a nutricionista.

Além disso, as uvas-passas são ideais para a nutrição esportiva, já que ajudam a promover a disponibilidade de carboidratos e manter os níveis de glicose no sangue. “Um estudo recente comparou as passas com um gel comercial, baseado em sacarose e alto índice glicêmico, para ver se algum deles ofereceu a um grupo de ciclistas uma vantagem de performance e não houve diferença no desempenho durante 15 minutos de exercício”, conta Fernanda. Os pesquisadores concluíram que as passas, sendo mais baratas que os géis desportivos e uma fonte de nutrientes naturais, oferecem uma vantagem para os atletas.

Esses fatores comprovam que a uva-passa é um alimento ideal para todos os públicos em qualquer período do ano. “Sem dúvida deveríamos incluir as uvas-passas em nossa dieta diária. É uma fruta importante para idosos, crianças e mulheres na pós-menopausa, pela presença do Boro e outros nutrientes. É claro que por si só ela não faz milagres, mas aliando a uma dieta saudável é uma ferramenta poderosa para garantir benefícios importantes para nossa saúde”, finaliza a nutricionista da La Violetera.

Fernanda ressalta que o consumo da uva-passa deve ser acompanhado de uma dieta equilibrada, sempre orientada de um profissional de saúde que irá determinar as quantidades ideais para cada paciente.

O consumidor brasileiro vem aumentando o consumo a uva-passa nos últimos anos. Atualmente, a La Violetera – que atende o mercado da saudabilidade com uma grande linha de frutas secas e oleaginosas – tem a uva-passa como líder de vendas dentre as frutas, com 3.500 toneladas/ano.

Botão Voltar ao topo