Rio Grande do Sul

Montenegro vai abrir 14 novos açudes – confira os contemplados

Montenegro vai abrir 14 novos açudes em diversas localidades do interior. A única despesa que os agricultores terão será o pagamento de uma taxa de 90 URMs (R$ 376,00) para emissão de Autorização Ambiental pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Zanatta durante uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), na tarde desta terça-feira (9). O investimento deve alcançar cerca de R$ 150 mil.

A iniciativa tem o objetivo de expandir a prática da irrigação e evitar perdas na produção primária durante a ocorrência de estiagens, como as registradas neste ano e em 2021. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ernesto Kasper, a cada década, em pelo menos três anos os agricultores experimentam severas perdas causadas pela seca na primavera e no verão. “Neste último ano, grande parte do milho e de outras culturas foi perdida”, ressalta.

O prefeito Gustavo Zanatta afirma que a agropecuária é uma importante fonte de renda no Município e, por isso, é preciso apoiar as atividades desenvolvidas no campo. “Com os reservatórios para armazenar a água das chuvas, a irrigação acabará funcionando como uma espécie de seguro, garantindo maior estabilidade no retorno dos investimentos”, sublinha.

Inicialmente, a Prefeitura havia se credenciado junto ao governo do Estado, que faria os açudes através do programa “Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural”. Os produtores já tinham sido cadastrados, mas como as obras não foram realizadas, o Município decidiu fazê-las com verbas próprias. Todo o processo tem a parceria da Emater e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder).

Os produtores contemplados

– Adão Santos e Silva, de Fortaleza

– Alisson Kranz, de Vapor Velho

– André Luiz Schneider, de Santos Reis

– Douglas Felipe Maurer, de Santos Reis

– Izana Terezinha Diogon, de Santos Reis

– Maique Konrad Kochenborger, de Lajeadinho

– Norberto Jorge Haas, de Vapor Velho

– Paulo Roberto Silva do Rio, de Passo da Serra

– Ricardo Renato Weber, de Santos Reis

– Alceu Ari Henz, de Santos Reis

– Anderson Hoffmann, de Santos Reis

– Janquiel Fernando Ulrich, de Lajeadinho

– Alisson Samuel de Mello, de Campo do Meio

– Fabiano Gustavo Viegas, de Calafate

Botão Voltar ao topo