NotíciasRio Grande do Sul

Começa nesta quinta-feira a construção de uma rótula na Avenida Maurício Cardoso

Trecho em obras terá desvios e bloqueios no trânsito

Está prevista para iniciar nesta quinta-feira, dia 18, a obra de construção de uma rótula no encontro da Avenida Dr. Maurício Cardoso com a Rua Joaquim Nabuco. A ação visa melhorar a mobilidade urbana na parte alta da área central e no bairro Jardim Mauá.

O tráfego de veículos na Avenida, no sentido do Centro para o bairro, estará em meia pista, após a Rua Arapuã. Os condutores, como opção, poderão também dobrar a primeira à direita na Rua Arapuã, depois a primeira à esquerda na Rua Araguaia, retornando para a Maurício Cardoso na primeira à esquerda, na Rua Araponga. O sentido do bairro para o Centro estará bloqueado, e os condutores que estiverem trafegando pela Avenida devem dobrar à direita na Rua Marechal Floriano, depois a primeira à esquerda na Rua Quintino Bocaiúva, em seguida pegando a primeira à esquerda na Rua Urca, ingressando à esquerda na Rua Joaquim Nabuco e fazendo o contorno no posto de combustível para reingressar na Maurício Cardoso.

A Rua Joaquim Nabuco no sentido do Centro para o bairro de Hamburgo Velho estará bloqueada no ponto de encontro com a Avenida Maurício Cardoso.

Pedido atendido dos comerciantes

Com a divulgação inicial da obra, comerciantes do trecho em que será realizada a construção solicitaram a possibilidade de liberação do tráfego, nos dois sentidos da Maurício Cardoso, mesmo com a obra em andamento. A viabilidade foi aprovada apenas em meia pista, no sentido do Centro para o bairro, pela empreiteira responsável e pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu).

“Recebemos duas vezes os comerciantes que nos solicitaram a abertura do tráfego, mesmo com a obra em andamento, e tivemos a sensibilidade de poder atendê-los na melhor maneira possível, segura e viável”, explica a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira.

A orientação é que, se possível, a população evite a Avenida Maurício Cardoso e faça opções por rotas alternativas, como as avenidas General Daltro Filho, Victor Hugo Kunz e ruas como a Sapiranga, Carioca / São Jerônimo, Vidal Brasil e Barão de Santo Ângelo durante a execução da obra.

Os condutores que estiverem no Centro, com destino ao Centro Clínico ou ao Hospital Regina, deverão seguir pela Rua General Osório, dobrando à direita na Rua Borges do Canto, acessando a Avenida Maurício Cardoso logo em seguida à direita.

A previsão inicial, se as condições climáticas permitirem, é que a construção dure até 60 dias, abrangendo o fechamento das vias, a preparação do local e execução da obra. A ação está sendo realizada obedecendo aos levantamentos realizados no Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU) do município.

A obra será uma contrapartida da empresa Athivabrasil, que realiza um empreendimento imobiliário nas imediações. Toda a execução dos serviços serão fiscalizados pela Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu).

“Trata-se de uma grande ação de implementação de um novo ordenamento do trânsito em vias que temos muita trafegabilidade, principalmente nas horas de pico. Seguimos no monitoramento de todo o trecho, podendo tomar novas medidas”, disse a titular da Semopsu, Greyce da Luz.

Sentido único em três vias da região

Visando também o melhor ordenamento do trânsito na região de construção da nova rótula, a Diretoria de Trânsito implementa “mão única” nas ruas Araguaia, Heller e Augusto Jung. Na Rua Araguaia, o sentido único já está permitido apenas na direção da Rua Caiapós para a Rua Carioca desde a semana passada. Já nas ruas Heller e Augusto Jung, a mudança ocorre nesta quinta-feira.

Na Rua Heller, o tráfego de veículos será permitido apenas no sentido do Centro para o bairro. Na Rua Augusto Jung, a mão é no sentido inverso, do bairro para o Centro. As vias estarão com a sinalização indicativa com os sentidos permitidos.

Após monitoramento realizado pela Diretoria de Trânsito, outra mudança será implementada nesta quinta-feira no tráfego de veículos da região, no cruzamento da Rua Carioca com a Avenida Maurício Cardoso. O condutor que estiver na Rua Carioca não poderá acessar à esquerda na Avenida, podendo seguir para a direita, sentido ao bairro de Hamburgo Velho, ou em frente, na Rua Santos Pedroso.

Linhas de ônibus

Com a obra em andamento algumas modificações serão realizadas pela Diretoria de Transportes para dar uma melhor alternativa aos usuários dos ônibus. As linhas Jardim Mauá, Vila Nova via Hamburgo Velho, Rondônia/Hamburgo Velho, sentido do Centro para o bairro e bairro para o Centro, como também a Linha Nova via Hospital Municipal, terão itinerários diferentes, o que poderá acarretar aumento no tempo de viagem.

Uma parada de ônibus sofrerá alteração de local. O passageiro da linha Vila Nova via Hospital Municipal que utiliza o embarque e desembarque na Rua Joaquim Nabuco, na altura da Comusa, deverá utilizar a parada da Rua Bento Gonçalves, na altura do calçadão Osvaldo Cruz. Os demais locais permanecerão sem alterações. Qualquer dúvida os usuários poderão solicitar informações no Whatsapp da Diretoria de Transportes no seguinte número 9-9828-2070.

Fonte
Imprensa PMNH
Botão Voltar ao topo