Cidades do RSVariedades

Gramado recebe mais visitantes da América do Sul no pós-pandemia

Número de estrangeiros de países vizinhos passa dos 80%. – O levantamento feito nas unidades da Rede Master, na cidade de Gramado/RS, aponta que turistas de países vizinhos ocuparam o lugar de pessoas antes vindas da Europa

Mundialmente conhecida e famosa por acolher pessoas de todo o mundo, os dados do turismo internacional em Gramado apontam um aumento da procura de visitantes da América do Sul pela cidade da serra gaúcha. Levantamento da Master Hotéis indica que os turistas que mais buscam hospedagem nas duas unidades da rede em Gramado, são da Argentina, do Uruguai e do Chile. Juntos, os três países representam 82,59% das hospedagens de estrangeiros. O Chile, terceiro colocado em número de hóspedes, tomou o lugar que antes da pandemia do coronavírus era de turistas vindos da Europa, de países como Holanda e Portugal.

O levantamento feito pela Master Hotéis aponta que os vizinhos brasileiros são os que mais querem conhecer a região serrana gaúcha. Quem se mantém no topo são os hermanos argentinos, que representavam 27,5% entre os turistas estrangeiros nas unidades da Master em Gramado no primeiro semestre de 2019.

Em 2021, quando comparado ao mesmo período, os turistas da Argentina seguem ocupando a mesma posição, sendo agora 47,82%. Dado que aponta um aumento no número de hóspedes com a retomada das viagens e do turismo da cidade.

Em segundo lugar aparece o Uruguai. Este teve um recuo no número de hóspedes entre o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período de 2022. No ano pré-pandemia, os uruguaios representavam os mesmos 25% que os argentinos nas unidades da Master em Gramado. Já em 2022, os turistas vindos do Uruguai representam 21,73%, uma queda de quase 4%.

Neste ano, ocupa a terceira posição entre os maiores visitantes estrangeiros nas unidades da Master Hotéis em Gramado, os chilenos. Os turistas do país da América do Sul ocupam a posição que, no mesmo período de 2019, era de pessoas vindas de Portugal.

O número de chilenos entre janeiro e junho de 2022 representa 13,04% das acomodações na cidade da serra gaúcha. Durante o primeiro semestre de 2019 quem ocupava essa posição no ranking de estrangeiros era Portugal, representando 5% das reservas estrangeiras.

O restante da demanda vem de diversos outros países. A Diretora Geral da Master Hotéis, Lívia Trois, acredita que esse grande número de estrangeiros vindo de países vizinhos pode estar associado a facilidade de locomoção entre os países.

“Mesmo que às vezes possa ser uma viagem longa, seja na ida ou na volta de um destino como as praias de Santa Catarina ou RS existe esta curiosidade pela nossa Serra e colocar Gramado como um ponto adicional de visita é uma facilidade e uma das razões por recebermos tantos hóspedes da América do Sul aqui. Com exceção do Chile, que não faz fronteira com o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina são muito próximos e até mesmo o idioma ajuda na busca por Gramado como opção de lazer.”, salienta a Diretora Geral da rede hoteleira.

A REDE MASTER DE HOTÉIS

Maior rede de hotéis em número de apartamentos de Porto Alegre, a Master iniciou suas operações em 1986, na Capital Gaúcha, e, hoje, conta com 12 unidades espalhadas por Porto Alegre, Gramado e Curitiba, entre as categorias Full Service, Express e Residence. Fazem parte da Rede os hotéis Master Gramado e o Master Bavaria Residence, ambos na Serra Gaúcha; o Master Curitiba, na Capital Paranaense; além de nove empreendimentos na Capital Gaúcha: Master Cosmopolitan, Master Royal, Master Grande Hotel, Master Express Dom Pedro II, Master Express Lima e Silva, Master Express Cidade Baixa, Master Express Alberto Bins, Master Express Moinhos de Vento e Master Porto Alegre.

A Rede Master de Hotéis integra o Grupo Isdra, que, ao longo de 69 anos de história, administra as empresas Isdralit, Fibraplac, Astir, Terras Verdes Florestadora e o Rua da Praia da Shopping.

Via
Eduarda Oliveira
Fonte
Camejo Comunicação
Botão Voltar ao topo