Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Centro de Referência para Mulheres de Canoas vai atender também aos sábados

Em Canoas, o Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência passa a funcionar aos sábados pela manhã, das 8h às 12h.

Publicidade

O Centro fica na Rua Siqueira Campos, 321, telefone 3464-0706 e atende das 8h às 18h durante a semana. O local oferece apoio profissional com psicóloga, assistente social, orientação jurídica e encaminhamento para abrigamento com filhos e incentivo para o registro da denúncia em delegacia.

A iniciativa está entre as ações da Prefeitura de Canoas dentro do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra mulheres.

Publicidade

Aumento da violência

Segundo levantamento do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, houve um aumento de 16% na emissão de medidas protetivas no primeiro semestre deste ano no Estado, e Canoas, com um total de 2.685 pedidos concedidos no período, está em segundo lugar na lista dos 10 municípios gaúchos que mais tiveram medidas expedidas pela Justiça, atrás apenas da capital, que teve 5.349. “Os números não refletem necessariamente um aumento na violência, mas sim, um aumento na quantidade de denúncias, em que as mulheres vencem a desinformação e o medo”, destaca a secretária.

Agosto Lilás

O mês de agosto é nacionalmente marcado pelo combate à violência doméstica. O período foi escolhido por conta da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, que completa 16 anos em 2022. A lei foi criada para dar assistência às mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM)

Rua Siqueira Campos, 321, telefone 3464-0706, Centro, Canoas
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Botão Voltar ao topo