Cidades do RSRio Grande do Sul

Esteio: Centro de Especialidades do São Camilo amplia oferta de atendimentos

O Centro de Especialidades da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) ampliou a gama de serviços prestados à população entre junho e setembro. Uma das novidades é a reativação das agendas dos ambulatórios de egressos em neurocirurgia adulto e cirurgia torácica, mais a criação do ambulatório de egressos da clínica adulto e de pediatria e neonatologia.

Esses espaços se caracterizam por dar continuidade e conclusão ao tratamento iniciado durante uma internação hospitalar ou atendimento nos serviços de urgência e emergência do hospital.

Também foi criado um ambulatório de neuropediatria para atender a demanda da especialidade, a qual não tinha referência para o município. As primeiras consultas serão encaminhadas via rede de atenção básica do Município (unidades básicas de saúde) e o agendamento realizado pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Dentro da política de planejamento familiar, foram reativadas as ofertas em ginecologia e urologia para procedimentos como laqueadura e vasectomia. O acesso a esses serviços cumpre requisitos dos protocolos da rede de saúde, que consistem em uma consulta multiprofissional em uma unidade básica de saúde, onde serão dados os demais encaminhamentos até a realização do procedimento.

O Centro de Especialidades do Hospital São Camilo é um serviço de atendimento ambulatorial que oferece, além dos serviços relacionados acima, assistência multidisciplinar nas especialidades buco-maxilo-facial, cirurgia geral, clínica geral, ginecologia, urologia e proctologia.

Agendamento na UBS

O hospital não faz o agendamento direto para consultas no setor. Para ser atendido, o paciente deve procurar, em primeiro lugar, a rede de atenção básica de Esteio (unidades básicas de saúde – UBS). Caso o médico constate a necessidade de atendimento em uma das especialidades, será fornecido o encaminhamento. Com estes documentos em mãos, o paciente fará o agendamento na própria unidade que foi atendido.

No dia e horário determinados, o paciente deverá comparecer ao Centro de Especialidades com o encaminhamento e autorização do procedimento (fornecido pela unidade que realizou o agendamento), documento de identidade com foto e o cartão do SUS para a realização da consulta.

O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (51) 2126-8357, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Botão Voltar ao topo