Cidades do RSEventosRio Grande do Sul

Festa Literária de Santa Maria acontece de 5 a 8 de outubro

A Festa Literária de Santa Maria (Flism) vai ocorrer de 5 a 8 de outubro, no auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Silveira Martins.

Publicidade

O evento é idealizado, organizado e realizado pelos professores da UFSM Raquel Trentin, Enéias Tavares e Gérson Werlang e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, que trouxe dois escritores que compõem a programação, Pedro Bandeira e Ana Miranda. As palestras, bate-papos e sessões de autógrafos são gratuitos. Confira a programação em anexo.

“Eventos como a Flism reforçam a importância do investimento no livro, na leitura e nas discussões que permeiam a literatura. É imprescindível que atividades como esta, que celebrem a leitura, ganhem mais espaço na nossa cidade, convergindo e se complementando com eventos como a Feira do Livro, que se encaminha para a sua 50ª edição em 2023”, afirma a secretária de Cultura Rose Carneiro.

Publicidade

FLISM

Gérson Werlang explica que a Festa Literária de Santa Maria é um encontro literário, que consiste na discussão e divulgação da literatura na comunidade, por meio de conversas sobre e com grandes escritores.

“O objetivo é expandir o conhecimento e o debate sobre literatura, livros e o valor da leitura para além do público acadêmico, envolvendo a comunidade de Santa Maria e região. Teremos nomes importantes como o músico Nei Lisboa e o Michel Laub, que é um dos escritores mais importantes da atualidade. Esperamos que todos que participem, pois será um grande evento”, convida o músico e escritor.

A Flism já teve duas edições, em 2018 e 2019, quando contou com a vinda de importantes nomes da literatura nacional, como Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Ruffato, Leonel Caldela e Leticia Wierzchowski, além de uma grande diversidade de sessões temáticas, mediadas por professores, agentes culturais e autores locais. O evento é prestigiado por um público bastante variado, tanto de estudantes da UFSM quanto da comunidade em geral. Em 2020 e 2021, a Flism foi realizada de forma virtual por causa da pandemia.

Botão Voltar ao topo