Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul terá Festa da Criança com mais de 40 atrações

Evento será na Rua Plácido de Castro, na quarta-feira (12) a partir das 14h

Caxias do Sul terá uma grande Festa da Criança na próxima quarta-feira (12), feriado de Dia da Criança. A partir das 14h, a Rua Plácido de Castro, no bairro Exposição, em frente ao Complexo da MAESA, será o endereço certo para mães, pais, familiares e demais responsáveis desfrutarem de momentos de alegria com as crianças.

Depois da interrupção forçada pela pandemia de COVID-19, a Festa da Criança está de volta, com mais de 40 ações e atrações abertas ao público.

Atrações

O menu de atividades oferece apresentações artísticas das mais variadas – incluindo musicais e teatrais – e espaços com as mais diversas opções de jogos e brincadeiras – incluindo o resgate de alguns clássicos da infância de safras anteriores, como pé-de-lata, corrida do saco, bilboquê, vai-e-vem, amarelinha, bambolê, boliche de garrafas, jogo de argolas e bolha de sabão – cortesia da equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM), ligado à Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Além da performance dos artistas descobertos entre os beneficiários dos Centros de Convivência parceiros da Fundação de Assistência Social (FAS), haverá uma dinâmica de RPG com o grupo Dinotunders, show do rapper Chiquinho Divilas, com o Projeto RAPajador e teatro Dengue Aqui Não, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

As crianças que quiserem apreciar a pipoca e o algodão-doce distribuídos gratuitamente, precisarão antes cumprir uma pequena missão: participar de alguma das várias oficinas (sobre saúde, educação ambiental, primeira infância ou proteção social, por exemplo), jogos ou brincadeiras à disposição no local para conquistar um valor em dinheirinho de faz-de-conta. A moeda corrente da Festa da Criança deverá ser trocada em uma estação especial (cheia de brinquedos infláveis) montada pelo PROCON para esta operação de câmbio: a Proconlândia.

Outro destaque será o Palco Téti, que integra o Festival de Arte e Cultura para a Infância, cuja programação se desenrola ao longo de todo o mês e tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). Com DJ Mono nas picapes, enquanto a tarde corre, haverá apresentação da Trupe Carambola, Brincaverso, festival de brincadeiras, Paradinha da Infância, o espetáculo circense Circolando por aí, da Cia. Espícula, e Aulão de Dança com Maisa Santos.

A estrutura prevê fornecimento de água do SAMAE e de erva-mate, ambulância do SAMU, banheiros químicos e espaço com food-trucks, comercializando alimentos e bebidas. Um posto avançado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferecerá aplicação da vacina da poliomielite em crianças de um a quatro anos.

No espaço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), além da distribuição de mudas, alguns dos hóspedes de quatro patas do Canil Municipal estarão dispostos a fazer amigos e à espera de um novo lar.

A realização do evento é da Prefeitura de Caxias do Sul, com apoios de Anhanguera, Clube Vila Verde Complexo, CODECA, Cressol, Decathlon, Dinotunders, EEI Aconchego dos Pequenos, EEI Cantinho das Estrelas, EEI Carinha de Sol, EEI Nosso Aconchego, Erva-Mate Jacutinga, Escola Maker, FAS, Festival Téti, Fundação Marcopolo, Instituto Borghetti de Artes Marciais, Instituto de Leitura Quindim, Larissa Simon, Microempa, Procon, Projeto Popilu, Químea, SAMAE, Sesc/Senac, Sicredi, Toca do Coelho, Top Estética.

Botão Voltar ao topo