Negócios

Natura amplia benefícios para o desenvolvimento social das consultoras

O Movimento Natura, iniciativa da Natura responsável pela geração de impacto positivo por meio do seu modelo de negócios, nasceu em 2004 com o objetivo de mobilizar a rede de consultoras da marca em torno de temas socioambientais.

Após anos de transformação, em 2022, a Natura relança o seu compromisso de desenvolvimento humano, com um novo pacote de benefícios, a fim de aumentar a capacidade de impacto social da marca e o desenvolvimento do empreendedorismo por meio da venda direta.

“No início dos anos 2000, em parceria com o MEC, a Natura mobilizou as consultoras de beleza para preencher as vagas de EJA (Educação de jovens e adultos) disponíveis no Brasil. Em três semanas, milhares de vagas foram preenchidas. Isso foi um marco importante para repensarmos nosso modelo de trabalho” relembra Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura.

Foi em 2014 que o Movimento Natura criou em parceria com Flávio Comim, economista e ex-consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras e Consultores Natura (IDH-CN), que provê um retrato socioeconômico desta rede, que até então era encarada como um potente exército de mobilização social.

Naquele momento, a marca teve a dimensão, pela primeira vez, que a rede de consultoras, que transacionava os produtos em todas as cidades do Brasil, também possuía importantes lacunas de desenvolvimento humano e social.

Educação

Somente no âmbito educacional, a Natura já investiu mais de R$ 31,5 milhões de reais na rede de consultoras desde 2016, orçamento gerido pelo Instituto Natura. Ao longo dos últimos seis anos, esse valor cresceu 900% assim como o número de consultoras que passaram por alguma oportunidade de educação, que totaliza 510 mil desde 2016. Em 2022, mais de 5 mil bolsas de estudos para cursos preparatórios do ENEM e ENCCEJA foram distribuídas e, de acordo com os compromissos assumidos no “Compromisso com a Vida 2030” declarado pela holding Natura &Co, o investimento em educação deve crescer, pelo menos, 20% até 2030.

Saúde

As iniciativas de desenvolvimento social não param por aí, entre 2016 e 2022 mais de 15 mil consultoras já utilizaram algum serviço de saúde oferecido pelo Movimento Natura. Nesse período, foram realizadas mais de 4 mil consultas médicas e sessões de suporte psicológico gratuitas.

Com a chegada da pandemia, a marca também estruturou um mecanismo de transferência de renda para apoiar sua rede em situação de vulnerabilidade econômica. O serviço continuará sendo oferecido, atendendo tensões sociais urgentes do contexto brasileiro, como a insegurança alimentar. Desde março de 2020, foram mais de 10 mil Consultoras apoiadas e R$2,6 milhões de renda transferida.

Violência contra a mulher

Após identificar que 1 em cada 3 mulheres da rede declararam já ter vivido alguma situação de violência de gênero, por meio do IDH-CN, o Movimento Natura também criou iniciativas no enfrentamento à violência contra a mulher e oferece o atendimento de uma equipe multidisciplinar preparada, que pode ser acessada via WhatsApp, para acolher, orientar e acompanhar as Consultoras.

Feito o acolhimento e a análise de cada caso, um plano é construído com a ativação da rede pública e das ferramentas que a Natura oferece, como: abrigamento em hotel, auxílio financeiro emergencial, processo terapêutico com psicólogas e apoio jurídico. Todo o processo de acolhimento é preparado para fortalecer a autoestima e autonomia da mulher. Nos últimos 2 anos, mais de 400 mulheres já foram atendidas.

Programa Acolher

Desde 2010 o Movimento Natura também é responsável pelo Programa Acolher. Ao longo de 12 anos, mais de 80 projetos sociais já foram premiados com apoio técnico e financeiro. Em 2019, o Acolher deixou de ser um prêmio e passou a ser um programa que forma Consultoras Natura como Líderes Comunitárias. Mais de 50 pessoas já foram formadas no programa financiado pela Natura Friday, onde a cada compra R$1 é revertido para a formação de novos líderes comunitários em todo o Brasil.

Este ano, a Natura reafirma o seu compromisso de desenvolvimento social, reforçando o Movimento Natura como uma iniciativa que oferece um moderno portfólio de benefícios e programas sociais em educação, saúde, transferência de renda em situação de vulnerabilidade econômica, ações afirmativas e educativas em diversidade, enfrentamento à violência contra a mulher e um programa que forma consultoras como líderes comunitárias, além das ações de mobilização.

IDH-CN e IP&L

Pautar-se no contexto social do Brasil e nos impactos da atividade de consultoria na vida dessas profissionais é fundamental para a estruturação das iniciativas do Movimento Natura.

Lançado em 2014, o IDH-CN permite acompanhar as condições de vida das consultoras em diferentes dimensões, como saúde, conhecimento e trabalho e, com isso, definir estratégias para construir soluções sociais. Já com o IP&L, ferramenta de gestão integrada que permite mensurar o impacto empresarial nas dimensões ambiental, social e humana, a Natura descobriu que as profissionais presentes nos maiores níveis do modelo comercial estão consideravelmente acima do parâmetro de renda digna. O rendimento desse grupo gera um impacto social positivo no valor de R$8,7 bilhões, que se refere a contribuição que a renda obtida com as atividades de consultoria gera.

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