Cidades do RSRio Grande do Sul

Passo Fundo amplia limpeza nos cemitérios municipais

Secretaria de Transportes e Serviços Gerais da Prefeitura (STSG) realizou intervenções como limpeza e recolhimento de resíduos nos oito cemitérios municipais

A Prefeitura de Passo Fundo intensificou a manutenção dos cemitérios municipais em virtude do Dia de Finados, que será nesta quarta-feira (02). A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais (STSG) realizou intervenções como limpeza e recolhimento de resíduos nos oito cemitérios municipais.

Conforme levantamento, esses espaços reúnem 24 mil sepulturas. Somente o Cemitério da Vera Cruz, o maior do município, abriga aproximadamente 7 mil sepulturas e 30.000 mil pessoas sepultadas.

Ações realizadas

No Cemitério Municipal de São Miguel, além da limpeza e organização, foi construída uma rampa para facilitar o acesso ao cemitério. O cemitério da Vera Cruz recebeu limpeza dos canteiros e o plantio de grama e também terá o plantio de árvores e flores. A secretaria, com a divisão de cemitérios, finalizou a reforma e manutenção da cruz mestre do Cemitério dos Ribeiros e também do Cemitério da Roselândia.

No cemitério Jardim da Colina, foi executada a limpeza do acesso e deverá ser feito o plantio de árvores de flores, além da confecção e instalação de um novo portão na entrada, garantindo o controle do acesso apenas nos horários de funcionamento.

Conforme o secretário da Pasta, Alexandre Mello, foi permitida a construção, reforma e manutenção nos jazigos e sepulturas pela comunidade até a quinta-feira (27) para minimizar os transtornos as pessoas que visitarão os cemitérios. “As ações de limpeza e pequenas manutenções foram permitidas até domingo. Agora, não são mais permitidas intervenções maiores nos jazigos e sepulturas, visando a manutenção da limpeza e organização dos espaços”, afirmou.

Programação e Horário

A missa de Finados será realizada na quarta-feira (02), no cemitério da Vera Cruz, a partir das 9h da manhã. O horário de visitação no Dia de Finados será das 7h às 19 h. Nos demais dias, das 8h às 18h.

“Estaremos com uma equipe atuando no Dia de Finados, garantindo a limpeza, recolhimento e destinação dos resíduos produzidos, além de uma equipe e caminhão contêiner para a substituição das caixas durante o dia todo, nos oito cemitérios”, destacou Alexandre Mello.

A Secretaria de Segurança com os agentes de trânsito atuará na orientação e sinalização de trânsito nos acesso dos maiores cemitérios, com auxílio da Brigada Militar no policiamento.

Botão Voltar ao topo