NotíciasPorto Alegre

Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre terá novo endereço em dezembro

A partir de 1º de dezembro, a Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre terá um novo endereço. O serviço deixará de funcionar nas esquinas da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, no Centro, e será instalado na avenida Azenha, número 295.

Publicidade

Ao mesmo tempo, será concluída a transferência da gestão do serviço, que passará da Secretaria de Saúde do Estado para a Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Mensalmente, são atendidas mais de 23 mil pessoas no local. A farmácia contará com um espaço de espera maior, tendo capacidade para 60 lugares; mais guichês, que passam de quatro para 10; e consultórios para ampliar o cuidado farmacêutico, que hoje já acontece por teleatendimento. Além disso, o prédio está estruturado para oferecer mais acessibilidade e conforto ao usuário, bem como com uma área de estoque ampliada.

Publicidade

O processo de municipalização do serviço foi iniciado em 2021. Porto Alegre era o último município onde a SES possuía farmácia própria. Nas demais cidades, os medicamentos adquiridos pelo Estado são distribuídos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas farmácias da rede municipal.

Não haverá mudança em relação ao serviço online da Farmácia Digital. No portal, a pessoa consulta os medicamentos disponibilizados pelo SUS que são de responsabilidade do Estado. Alguns remédios podem ser solicitados de forma digital, sem que seja necessário a ida a uma Farmácia de Medicamentos Especiais, seja em Porto Alegre ou em outro município.

Botão Voltar ao topo