Cidades do RSRio Grande do Sul

Prefeitura de Passo Fundo e Google discutem parceria na área da educação

Em agenda na sede brasileira da multinacional, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, destacou as iniciativas promovidas pelo Município no desenvolvimento de ferramentas inovadoras de estímulo à qualificação do ensino na rede municipal de educação. Ações de combate à desigualdade educacional executadas pela Administração foram elogiadas pelos analistas da Google Brasil

Prefeitura de Passo Fundo e Google discutem parceria em projetos voltados ao setor da educação — Cumprindo uma série de agendas oficiais para promover os programas educacionais desenvolvidos em Passo Fundo, o prefeito Pedro Almeida, juntamente com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, e diretoras e coordenadoras pedagógicas das quatro escolas municipais vencedoras do desafio Cidade Educadora, estiveram na sede do Google Brasil, nesta quinta-feira (10), em São Paulo.

Publicidade

Na sede nacional de uma das maiores empresas mundiais do setor de tecnologia, Pedro reforçou o compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento de ferramentas que ampliem a qualidade do ensino oferecido na rede municipal de Passo Fundo, enfrentando as desigualdades educacionais e promovendo melhorias que beneficiem os mais de 17 mil alunos atendidos na rede. “Depois de falarmos sobre as nossas experiências em Sobral, no Ceará, estamos reiterando as iniciativas e mostrando à Google os resultados que já obtivemos desde que começamos o nosso trabalho”, comentou o prefeito.

De acordo com Pedro, a visita à Google cumpre o objetivo de estreitar os vínculos com a empresa, firmando parcerias que possam resultar em novas ferramentas para serem aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação no projeto político-pedagógico. “Passo Fundo tem o privilégio de estar aqui na Google conhecendo as melhores práticas e ferramentas. Já estamos revolucionando a educação em Passo Fundo e vamos fazer ainda mais”, salientou.

Publicidade

Para o secretário de Educação, o enfrentamento às desigualdades educacionais em Passo Fundo está atrelado ao uso de ferramentas que promovam a inovação no ensino e nos processos escolares. “Em pleno século XXI, o que está em jogo é nossa capacidade de reconhecer o potencial da tecnologia para o desenvolvimento humano e, em uma dimensão ainda mais especial, da condição humana de colocar-se como produtora de tecnologias! Nosso plano alia o uso de tecnologias potentes de análise de dados à liberdade de desenvolver nossas próprias soluções de qualificação da educação municipal de Passo Fundo. Estamos na vanguarda!”, afirmou Adriano.

Foto: Divulgação /PMPF

Um dos objetivos da visita à Google foi construir ações que tenham a Escola das Profissões como foco. O programa de formação e capacitação profissional está estruturado em três eixos, sendo um deles dedicado à qualificação dos Profissionais do Futuro.

A Executiva de Tecnologia da Google Cloud, Andreia Santos, elogiou a disposição do Município em buscar parcerias que fomentem o uso da tecnologia como instrumento de transformação educacional e social e que pensem também nos profissionais do futuro. “As ações que Passo Fundo vem desenvolvendo demonstram um compromisso com o futuro da educação. É notável que a Administração Municipal esteja disposta a ampliar o acesso das pessoas a tecnologia, estimulando a busca pelo conhecimento e também pensando em um projeto a longo prazo. Estamos dispostos a trabalhar em conjunto com Passo Fundo nesta parceria”, afirmou Andreia.

No dia 21 de novembro, Passo Fundo realizará um workshop para outras prefeituras do país para apresentar a ferramenta de avaliação diagnóstica, idealizada pela Prefeitura, e também o projeto Cyberliga, que atende estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, do sétimo ao nono ano, com atividades no turno escolar inverso, com colegas com competências digitais.

Botão Voltar ao topo