Cidades do RSEventosRio Grande do Sul

Santa Maria abre Mês da Consciência Negra com homenagem a professor

Noite de sexta-feira (11) reforçou a luta pela igualdade racial e teve homenagem para o professor negro da UFSM Sérgio Pires, falecido em 1990

A abertura oficial do Mês da Consciência Negra ocorreu na noite desta sexta-feira (12), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A solenidade foi recheada de falas em prol da igualdade racial e uma homenagem ao professor negro Sérgio Pires, servidor da UFSM falecido em 1990 e patrono desta edição. O Município foi representado na ocasião pelo prefeito Jorge Pozzobom, pela secretária de Cultura, Rose Carneiro, e pelo chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.

“Muitas vezes, nós falamos sobre o combate ao racismo apenas quando alguém é hostilizado ou sofre até mesmo violência física por conta da cor da pele. Precisamos pensar de que maneira a Prefeitura pode ajudar a quebrar essa lógica. As escolas da nossa rede municipal tem potencial para contribuir com o tema”, comentou, em seu pronunciamento, o prefeito.

Pozzobom afirmou que a Prefeitura se sente honrada em ser apoiadora da programação do Mês da Consciência Negra, o chamado CalendAfro. Ele explicou que a pasta responsável por tratar do assunto no Executivo Municipal é a Secretaria de Cultura.

“Temos que incutir na nossa sociedade três sentimentos essenciais: respeito, humanidade e empatia. E é esse o trabalho que buscamos fazer na nossa secretaria, tendo editais cada vez mais inclusivos e ouvindo o Conselho Municipal de Política Cultural”, disse a secretária Rose Carneiro.

HOMENAGEM

A placa de homenagem ao professor Sérgio Pires foi representada pela esposa, Cecília Pires, e pela filha, Fabiana Pires. Junto à entrega, houve a exibição de um vídeo com depoimento de colegas de universidade e familiares. Pires entrou para a história como um dos únicos professores negros da UFSM em sua geração e, também, por estar engajado na origem do movimento sindical.

Foto: João Alves /PMSM

“Para nós, a programação é sempre uma oportunidade de agradecer quem fez tantoi pelo nosso movimento e pavimentou o caminho para que estivéssemos aqui”, ressaltou o cerimonialista Afro Guga.

Também se pronunciaram na solenidade o professor Anderson Machado dos Santos, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), a advogada Isadora Bispo, da Associação Ará Dudu, o chefe do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, Victor Lopes, o presidente da escola de samba Vila Brasil, Sérgio Silva, e a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime.

O vice-presidente da escola de samba Mangueira, do Rio de Janeiro, Moacir Barreto, foi o convidado especial da noite. Ele está em Santa Maria para participar de um seminário sobre o carnaval neste sábado (12).

Foto: João Alves /PMSM

A cerimônia de abertura teve, ao final, uma apresentação da escola de samba Vila Brasil. A programação do Mês da Consciência Negra segue até 29 de novembro. Veja o calendário completo aqui.

O Mês da Consciência Negra tem apoio da Prefeitura de Santa Maria e das seguintes instituições: Ará Dudu, Associação Candeeiro de Capoeira, Barra Vento Capoeira, Comitê Igualdade Racial, Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir), Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Observatório de Direitos Humanos da UFSM, Pró-reitoria da UFSM, Vila Brasil, Viva Ubuntu, Associação Aliança pelo Samba, Ulbra e Museu Treze de Maio.

Via
Rafael Favero
Fonte
Comunicação PMSM
Botão Voltar ao topo