EventosNotíciasPorto Alegre

OSPA homenageia Dia da Consciência Negra neste sábado (19)

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta no sábado (19), às 17h, o Concerto Especial Dia da Consciência Negra, em homenagem à data. A Sala Sinfônica recebe o concerto com duas convidadas à frente da orquestra: a regente Sarah Higino e a solista Mere Oliveira.

Publicidade

A regente convidada Sarah Higino viaja a Porto Alegre especialmente para conduzir a orquestra por um programa marcado por grandes compositores brasileiros. Camargo Guarnieri está presente com “Dança Brasileira” e “Abertura Concertante”, que, segundo Sarah, “foram um marco na compreensão do nacional como resultante da fusão dos elementos étnicos que fazem a história deste país”. A força feminina é representada pela compositora Chiquinha Gonzaga e sua “Valsa-Saudade”.

Sarah selecionou ainda peças que exprimem a religiosidade brasileira como “Quizomba”, extraída do “Maracatu de Chico Rei”, de Francisco Mignone, e “Batuque”, de Lorenzo Fernández. Antes do concerto, a própria regente conversa com o público sobre o repertório em mais uma edição do projeto Notas de Concerto – às 16h, na Sala de Recitais.

Publicidade

Premiada em competições de canto lírico no Brasil e no Exterior, a cantora Mere Oliveira (mezzo-soprano) se junta à orquestra para interpretar duas das mais famosas árias do repertório operístico de Saint-Saëns, e do compositor espanhol Xavier Montsalvatge.

O concerto também homenageia a Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora, instituição centenária que é referência nacional da Cultura Negra.

Concerto Especial Dia da Consciência Negra

  • Concerto: sábado, 19 de novembro, às 17h. Palestra Notas de Concerto: sábado, às 16h, com Sarah Higino.
  • Onde: Sala Sinfônica da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
  • Ingressos: de R$ 10 a R$ 40 em bit.ly/ospa2022_ingresso ou na bilheteria da Casa da OSPA (sextas e sábados, das 12h às 17h).
  • Transmissão ao vivo: canal da OSPA no YouTube.

Botão Voltar ao topo