Negócios

Valorizar as empresas através do Personal Branding é tema de livro

Área que trabalha a identidade, a imagem e a reputação, tripé essencial para gestão de qualquer profissional, inclusive dentro das organizações, onde trabalha-se o alinhamento da marca pessoal com a marca corporativa.

Recém-lançado no Brasil, obra pioneira no mundo que propõe um balanço completo da aplicação da Marca Pessoal nas empresas foi escrita em co-autoria entre a brasileira Daniela Viek e os italianos Luigi Centenaro e Silvia Zanella.

Em um mundo em que características como propósito e essência são cada vez mais valorizados, saber quais ações e táticas podem auxiliar um profissional para que ele amplie a influência no mercado e se torne mais relevante, tornou-se imprescindível.

Esse é o objetivo do Personal Branding, área que trabalha a identidade, a imagem e a reputação, tripé essencial para gestão de qualquer profissional, inclusive dentro das organizações, onde trabalha-se o alinhamento da marca pessoal com a marca corporativa. E é sobre isso que trata o livro “Personal Branding nas Empresas – Como valorizar a empresa posicionando suas pessoas-chave”, de autoria da brasileira Daniela Viek em parceria com os italianos Luigi Centenaro e Silvia Zanella. A obra foi lançada recentemente na 6a. edição do PBEX Experience, evento internacional na área que reuniu os principais especialistas mundiais em Personal Branding entre os dias 10 e 11 de dezembro. Participaram do lançamento exclusivo online profissionais da Argentina, Colômbia, México, Itália, EUA, Espanha, Portugal e de várias partes do Brasil.

Daniela explica que o livro é pioneiro no sentido de fazer um balanço da aplicação da Marca Pessoal na empresa, ilustrando as vantagens para as organizações, figuras gerenciais e profissionais envolvidos. “É comum os textos sobre marca pessoal se voltarem para o profissional de forma individual. Por exemplo, o freelancer que quer atrair novas oportunidades, o influencer em busca de notoriedade ou colaboradores e gerentes ansiosos para fazer uma carreira. Nesta obra, focamos nas diferentes funções de negócios e como esses profissionais podem usar a alavancagem da marca pessoal para alcançar seus objetivos”, aponta.

A autora afirma que a obra pode ser útil para um diretor de comunicação que quer criar uma equipe de embaixadores da marca, um gestor de recursos humanos que quer melhorar a mobilidade interna, um chefe de vendas que busca fortalecer e tornar mais eficaz sua rede de negócios, ou um CEO ou um empreendedor que pretende se concentrar em sua figura para fortalecer a posição da empresa e ganhar visibilidade na mídia. “A singularidade da nossa abordagem está em focar no gestor individual não apenas como pessoa, mas também como uma pessoa responsável por uma determinada função, que tem objetivos únicos em uma organização”.

Sobre o livro

O livro “Personal Branding nas Empresas – Como valorizar a empresa posicionando suas pessoas-chave” traz uma abordagem teórica e prática da aplicação do Personal Branding para cada um dos perfis de empresas potencialmente interessadas no tema. Também elucida as melhores ferramentas para aplicar na prática os conceitos abordados no livro. São mencionadas, ainda, referências, tanto para casos reais trabalhados pelos autores, quanto para instruções tangíveis sobre como traduzir o posicionamento em ações cotidianas, inclusive de forma online.

Além disso, a obra se destina à compreensão do papel da marca pessoal na empresa: para quem é pensado, para o que é, e quais benefícios ela pode trazer. Do ponto de vista metodológico, tenta responder à pergunta: “por que é cada vez mais necessário aplicar o paradigma de marketing às pessoas?”

O livro também mostra como a marca pessoal pode ajudar a liderança corporativa, as funções de recursos humanos, comercial, marketing e comunicação. Para cada uma delas, aborda as peculiaridades e desafios pessoais e em equipe que precisam ser enfrentados, os objetivos a serem focados e os benefícios que podem ser alcançados.

A obra já está disponível em formato impresso, digital e epub (kindle) através do site oficial personalbrandingnasempresas.com, e também nos principais marketplaces brasileiros como Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre, Submarino, Casa Bahia e Americanas.com.

Os autores

Daniela Viek – Um dos principais nomes do Personal Branding da América Latina. Relações Públicas, especialista em Marketing, Comunicação Corporativa e Personal Branding com formações nos EUA e Europa. Sócia fundadora da Youbrand.Company, empresa com clientes em mais de 20 países.

Luigi Centenaro – Sócio-diretor e fundador da BigName.pro, especialista em inovação de pessoas e equipes, Luigi atua como instrutor e palestrante em Personal Branding e Inovação Profissional. Autor e curador de várias publicações sobre Personal Branding e desenvolvedor líder do Personal Branding Canvas incluído no Career Innovation Toolkit.

Silvia Zanella – Silvia visa projetar um futuro de trabalho que funcione para todos. Ela é uma gestora internacional focada em experiência do funcionário e da marca do empregador. É palestrante e autora de vários livros, premiada como “Linkedin Top Voice” no campo do trabalho.

Sobre o Personal Branding

O Personal Branding é uma área que completou 25 anos em 2022 e tem crescido em todo o mundo. Cada vez mais, empresas, universidades, editoras, associações, imprensa e profissionais de diversos segmentos de mercado têm dado importância ao tema, abrindo oportunidades, expandindo as discussões e práticas, e como, os resultados têm impactado carreiras e negócios no Brasil e no mundo.

Quando praticado de maneira contínua, envolve 3 C’s: clareza, coerência e constância fazendo com que o profissional se posicione diante do seu público, se diferencie perante seus concorrentes e consolide seu espaço no mercado atraindo oportunidades e aumentando seu valor real e percebido.

Ficha técnica

  • Personal Branding nas Empresas – Como valorizar a empresa posicionando suas pessoas-chave
  • Autores: Daniela Viek, Luigi Centenaro e Silvia Zanella
  • Editora: Chave Mestra
  • Páginas: 256 p. Mais informações: www.personalbrandingnasempresas.com
Via
Nathália Heidorn
Fonte
Presse Comunicação
Botão Voltar ao topo