Tecnologia & Inovação

Finalmente: o Telegram permite cadastros sem exigir número de telefone

O novo update do Telegram trouxe várias novidades aos usuários, inclusive a possibilidade de se cadastrar sem usar um número de telefone.

O Telegram recebeu uma nova atualização que trouxe uma série de mudanças e melhorias. E uma das principais alterações é que agora você não vai mais precisar de um número de telefone para criar uma conta e fazer um cadastro no aplicativo de mensagens instantâneas.

As novas atualizações no Telegram

O Telegram está entre os cinco aplicativos mais baixados no mundo e já é um gigante da troca de mensagens instantâneas. Com mais de 700 milhões de usuários ativos em 2022, o app ganha cada vez mais destaque e crescimento orgânico, principalmente por ser visto como uma alternativa mais confiável e privativa.

Em três anos, o Telegram ganhou mais de 350 milhões de novos usuários – só em janeiro de 2021, o app registrou 25 milhões de novas contas em 72 horas.

O Telegram foi bloqueado no Brasil em 17 de março de 2022, após uma decisão do STF Supremo Tribunal Federal), principalmente por alegações de que o app não cooperava adequadamente com investigações e solicitações de autoridades brasileiras.

Depois de ser permitido no país novamente, o Telegram continuou a ganhar usuários no Brasil e, apesar de ainda estar atrás do WhatsApp, já é o app de mensagens instantâneas que mais cresce no país.

Mudanças interessantes

O Telegram cresce e disputa cada vez mais espaço com concorrentes de mensagens instantâneas como o WhastApp. O novo update lançado no dia 8 de dezembro de 2022 atualizou o app para a versão 9.2.1 nos dispositivos iOS e 9.2.2 nos dispositivos Android.

Entre as principais atualizações, o Telegram agora conta com um novo sistema para cadastro de usuários, nova organização para grupos e novos pacotes de emojis.

Agora, usuários também podem configurar a funcionalidade de auto exclusão de todos os chats, facilitando a eliminação de mensagens e chats indesejados.

Cadastro sem número de telefone

A mudança mais significativa para o Telegram é que ele não exige mais um número SIM (Subscriber Identify Module, ou ‘’módulo de identificação do assinante’’), ou seja, você não vai mais precisar informar um número de telefone ao fazer seu cadastro.

Esta alteração garante mais privacidade aos usuários. Só que ainda há a possibilidade de usar o número de telefone para registo no app e também para ajudar na verificação de dois fatores.

Agora, usuários também têm a opção de fazer log in usando números anônimos baseados em tecnologia blockchain fornecidos pela plataforma Fragment.

Recursos premium

Além de todas as funcionalidades para usuários comuns, a assinatura do serviço premium do Telegram oferece vantagens exclusivas como a capacidade de enviar arquivos de até 4GB de tamanho, taxas mais rápidas de download, stickers e emojis exclusivos e um gerenciamento mais dinâmico dos chats e grupos.

E, para completar, os usuários premium também podem participar de até 1000 canais e organizar até 20 pastas de chats (e cada pasta pode comportar até 200 chats), fixar até 10 chats em uma listagem principal, entre outras coisas – como fotos animadas para o perfil, por exemplo.

Novos emojis interativos e customizados

Outra mudança para o Telegram é a adição de 10 pacotes de emojis para os usuários premium, o que dá aos usuários ainda mais formas de expressões para as mensagens, reações e status.

E, além disso, agora há os emojis interativos, que contam com efeitos sincronizados para você e a pessoa com quem você estiver conversando. Todos os usuários do Telegram podem usar essas novas reações de emojis.

Vantagens e desvantagens

As novas alterações do Telegram são, em geral, muito positivas: garantem mais dinamismo para as comunicações, mais ferramentas para os usuários e um nível maior de privacidade.

Apesar disto, vale a pena alertar para uma série de perigos para a segurança digital e das informações dos usuários. Mesmo sendo mais privativo e com uma ótima tecnologia de criptografia, o Telegram não é totalmente seguro e é muito visado por cibercriminosos que usam o aplicativo para disseminar malware e praticar scam (golpes virtuais).

Outro ponto é que a plataforma Fragment não é gratuita. Para fazer o cadastro sem usar um número de telefone, o usuário precisa comprar uma combinação através de um leilão virtual ou um número gerado de forma aleatória – uma opção mais barata, mas que continua sendo paga.

Além disso, cadastrar o número de telefone ajuda a proteger sua conta através de mecanismos de autenticação de dois fatores.

Botão Voltar ao topo