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1.419 marcas inauguram novas lojas em shoppings, aponta Abrasce

No terceiro trimestre de 2022, alta foi de 16,2% ante a adesão de 1.221 ­no mesmo período de 2021 em todo o Brasil

Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 1.419 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no terceiro trimestre de 2022. O resultado representa um crescimento de 16,2% na comparação com o mesmo período de 2021, que contou com 1.221 marcas abertas nos empreendimentos. Sobre o 2° trimestre de 2022, a alta foi de 19%.

De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, este foi o segundo melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas do registrado no quarto trimestre de 2021, com 1.560 inaugurações.

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No intervalo, os segmentos que mais se destacaram em termos de expansão foram: alimentação e bebidas, ao reunir 26% das marcas; seguidos por vestuário (20%); artigos para o lar, decoração e presentes (6%); acessórios (5%); perfumaria e cosméticos (5%); calçados (5%); entretenimento (4%); telefonia e acessórios (4%); serviços estéticos (4%); relojoaria e joalheria (2%); livraria e papelaria (2%), artigos esportivos (2%); e óticas (2%).

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Por sua vez, entre as 1.419 marcas que mais inauguraram novas unidades estão: Natura (perfumaria e cosméticos), Magic Candies (alimentação e bebidas), Touti Cosmetics (perfumaria e cosméticos), The B-Burgers (alimentação e bebidas), Life by Vivara / Vivara (relojoaria e joalheria), Cololido Algodão Doce (alimentação e bebidas), Cheirin Bão (alimentação e bebidas), Ótica Chilli Beans (óticas), Cacau Show (alimentação e bebidas), Zinzane e Carter´s (vestuário) dividiram a 10ª colocação.

Outros destaques no período foram as entradas de novas marcas nos shoppings, como a Reversa (vestuário), Lenovo (eletrônicos), e Soneda Perfumaria (perfumaria e cosméticos). Em relação ao segmento de Outlet, as empresas que chegaram foram Pernambucanas (departamentos) e Carter´s (vestuário).

O levantamento Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão ainda constatou que, no 3º trimestre de 2022, o nível de vendas dos shoppings cresceu 13,8% em relação ao mesmo período de 2021.

Segundo o presidente da Abrasce, Glauco Humai, influenciadas pela evolução no modelo de negócios dos empreendimentos que incrementaram novas opções de lazer, entretenimento e serviços para atrair mais visitantes, as marcas sentem-se cada vez mais motivadas a expandirem seus negócios nos shopping centers.

“É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers e atraídas por um ambiente em constante evolução. Somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos”, finaliza o executivo.

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