Cidades do RSRio Grande do Sul

Trio musical encanta lar de idosas de Gramado

Concerto itinerante de artistas argentinos ocorreu no Lar de Idosos Maria de Nazaré e fax parte do IX Gramado in Concert

O IX Gramado in Concert está espalhando música de qualidade por diversos locais da cidade. Após quase três anos de restrições por conta da pandemia de covid-19, o Lar de Idoso Maria de Nazaré abriu suas portas, na tarde de sábado (4), para um concerto itinerante com o Trio de Câmara Ridzevski-Sivila-Sánchez, de Vega, Argentina.

O trio é formado por piano, clarinete e clarinete baixo. Todos os cuidados foram tomados pela organização para preservar a saúde das 18 idosas abrigadas no lar, como a ida de um grupo reduzido de músicos e a limitação da equipe.

Conforme a coordenadora geral do Lar de Idosos Maria de Nazaré, Regina Maria de Mello Moretti, as apresentações musicais estão entre as atividades preferidas das vovós. “Foram três anos de pandemia que não tivemos mais nada. É a primeira apresentação após o começo da Covid-19. Elas gostam muito de escutar música. A música acalma os corações. Só temos a agradecer”, afirma Regina.

O Lar Maria de Nazaré foi fundado em 2012 pela gramadense Lacy Bertoja. Com o objetivo de promover a qualidade de vida de idosas, a casa lar abriga mulheres, acima de 60 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social. “Somos uma entidade filantrópica. Nos mantemos com doações e com auxílio da Prefeitura. Temos uma equipe de 18 funcionárias entre cuidadoras, limpeza, lavanderia e cozinha”, resume a coordenadora.

Em busca da democratização do acesso à música erudita, o evento terá, até sábado (11), mais de 45 concertos, recitais e formações de público. Além de grandes concertos no Expogramado, o festival leva grupos para hotéis, praças e igrejas. O evento reúne 350 alunos de nove países e 20 Estados brasileiros. Toda a programação é gratuita.

O IX Gramado in Concert tem copatrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. Apoio institucional: Eurochestries. Hotel oficial: Laghetto Hotéis. Transporte oficial: Turistur Turismo. Colaboração: Vita Boulevard e Adylnet. Agente cultural: AM Produções. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado, com realização da Gramadotur, Funarte – Prêmio Funarte Festivais de Música 2022 e Ministério da Cultura Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Botão Voltar ao topo