NegóciosRio Grande do SulTecnologia & Inovação

FAMURS, Besouro e WISE lançam guia

Iniciativa visa estimular o empreendedorismo e a inovação nos municípios gaúchos

A parceria entre a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) com a Besouro de Fomento Social e a startup WISE Innovation resultou em um conteúdo inédito, uma publicação que reúne dois guias de implantação: o de Iniciativas Empreendedoras e o de Iniciativas Inovadoras.

Ali, são identificadas ações para inspirar as cidades a serem mais empreendedoras e inovadoras em suas políticas públicas. Há um norte tanto para os gestores municipais, quanto para os legisladores.

Na parte de inovação, sete áreas temáticas são abordadas: desenvolvimento econômico, educação, agricultura e alimentos, habitação, saúde, mobilidade e economia criativa. Os líderes poderão entender melhor a importância de inovar para gerar talentos, fomentar o empreendedorismo, atrair grandes empresas de tecnologia e construir uma nova mentalidade no serviço público para encarar os desafios dos próximos anos.

No conteúdo é possível encontrar os “caminhos para a inovação” através de etapas que vão desde o uso de metodologias como o Lean Startups e o Canvas até o uso do mapa da empatia.

O guia também foca em explicar de forma clara como usar a legislação a seu favor, como no caso do Marco Regulatório, a Lei Municipal de Inovação, a Lei do Governo Digital e o Marco Legal das Startups.

Entre os cases de sucesso, estão hubs de inovação como o Instituto Caldeira, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Ágora Techpark, o Porto Digital, e evento que as cidades devem se inspirar e acompanhar, como o South Summit, Web Summit, Collision, Gramado Summit e SXSW.

As cidades que já utilizam a inovação como ferramenta para a transformação social também ganham destaque no guia, incluindo Barcelona, Singapura, Medellin e Recife.

Já o guia de empreendedorismo, fornece subsídios para políticas de inclusão produtiva, soluções de fomento ao empreendedorismo local e exemplos de iniciativas bem-sucedidas, legislações existentes, propostas já elaboradas por localidades e por governos no Rio Grande do Sul e no Brasil e orientações sobre recursos humanos e físicos necessários para diferentes ações.

O “Guia de Implantação – Iniciativas Inovadoras” pode ser encontrado em www.iniciativasfamurs.com.br.

Botão Voltar ao topo