Rio Grande do Sul

Grupamento Ambiental de Gravataí resgata capivara

Ação ocorreu na Central de Tratamento de Efluentes da GM. Animal foi levado para o Preservas - Núcleo de conservação e reabilitação de animais silvestres da Ufrgs.

O Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Gravataí – órgão vinculado à Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp) – capturou na manhã desta segunda-feira, 13, uma capivara, na Central de Tratamento de Efluentes Líquidos do Complexo Automotivo da General Motors (Cetel).

O animal foi levado para o Preservas – Núcleo de conservação e reabilitação de animais silvestres da Ufrgs. Durante 2022, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), com apoio do Grupamento Ambiental, resgatou cerca de 350 animais silvestres, de diferentes espécies.

Animal foi levado ao Núcleo de conservação e reabilitação de animais silvestres da Ufrgs – Foto: Divulgação /PMG

A Sema alerta que maus-tratos a animais é considerado crime ambiental, previsto na Lei Nº 5.197/1967, que dispõe sobre a proteção da fauna, e pela Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais.

Caso encontre algum animal silvestre, deixe-o em local seguro e acione os órgãos competentes para que seja feito o manejo correto, preservando a sua vida. As solicitações de resgate devem ser encaminhadas ao Grupamento Ambiental da Guarda Municipal pelo Disque 153 ou diretamente à Sema pelo telefone 3600-7634.

Botão Voltar ao topo