Cristiano Richter assume como pró-reitor de Administração da Unisinos
Profissional assume cargo para liderar novo ciclo de crescimento na reconhecida instituição de ensino superior. Ele entrou na universidade como professor, em 2008, e já fez parte da direção da Unisinos.
Considerada uma das melhores universidades privadas do país, a Unisinos vem colocando em prática, desde 2022, ações estratégicas de reestruturação. Com base no planejamento estratégico para o período 2022-2025, as medidas são voltadas a um novo ciclo de desenvolvimento da instituição. É com essa missão que Cristiano Richter assume o cargo de pró-reitor de Administração.
O profissional destaca o envolvimento na sua trajetória em projetos complexos, especialmente voltados à inovação e a transformações tecnológicas ou culturais. “Os desafios atuais da educação superior são profundos, por diversas razões, mas observo que devem ser vistos em perspectiva de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da nossa região. Vi isso em muitos locais que prosperaram, em especial, pela contribuição da universidade na formação de quadros qualificados, além da pesquisa e inovação, alinhados com as demandas do mercado. Eis o papel central da universidade”, destaca.
Richter já ocupou posição de liderança na Unisinos, durante o ciclo de expansão e de desenvolvimento dos últimos dois quadriênios. “O retorno do Cristiano ocorre em um momento importante da implementação do Planejamento Estratégico. Além do equilíbrio orçamentário, o mais importante é fortalecer o engajamento e qualificar o vínculo dos que trabalham e estudam conosco. Neste sentido, o perfil e a experiência do Cristiano têm muito a contribuir”, destaca o reitor da Unisinos, padre Sergio Mariucci
A trajetória do executivo na Unisinos começou em 2008, como professor. Em 2012, assumiu um cargo de direção. Como destaque, cita os projetos estratégicos de semicondutores da HT Micron, a implantação do campus da Unisinos em Porto Alegre, a transformação digital dos serviços e a implantação da diretoria de operações e serviços. Durante a pandemia de Covid-19, liderou o plano de contingência.
Com larga experiência internacional na liderança de projetos estratégicos, Richter é professor de gestão de engenharia da Escola Politécnica da Unisinos. Também é diretor da Câmara da Indústria e Comércio Brasil Alemanha (AHKRS). Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS), tem experiência de imersão em Boston (EUA), formação executiva em Liderança de Projetos Complexos, pelo MIT Boston, e em Transformação Digital e Liderança Executiva pela Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Sobre a Unisinos
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos está entre as melhores universidades privadas do Brasil, de acordo com o Ministério da Educação. Com mais de 96 mil alunos já diplomados, a Universidade conta com mais de 70 opções de cursos de graduação presenciais, educação a distância (EaD) e híbridos.
Com raízes firmadas no Rio Grande do Sul, a Unisinos quer se tornar a universidade privada preferida no Estado, por excelência em educação e qualificação na formação discente. Os cursos ofertados pela universidade são ancorados em um conceito Escola, divididos em seis áreas: Gestão e Negócios, Saúde, Politécnica, Direito, Humanidades e Indústria Criativa.
Em seu novo ciclo de crescimento, a Unisinos se coloca como uma universidade voltada à região e ao Estado, contribuindo diretamente para o desenvolvimento local. A instituição segue firme no propósito de oferecer educação de alta qualidade, com os mesmos valores que nortearam a instituição ao longo destes 53 anos. As medidas que vêm sendo tomadas garantem uma Unisinos mais forte e conectada ao futuro.