Cidades do RSNegóciosNotícias

Declínio econômico em São Leopoldo: 4º trimestre de 2023 mostra queda

Análise revela impactos negativos na economia local, mas setores específicos mostram recuperação

O município de São Leopoldo testemunhou um recuo econômico significativo no final de 2023, conforme indicado pela mais recente edição do Boletim Socioeconômico Trimestral. Publicado pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL), o relatório aponta uma retração de 2,1% no nível de atividade econômica durante o quarto trimestre, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Este índice, meticulosamente compilado pelo Grupo de Pesquisa Competitividade e Economia Internacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), baseia-se em quatro pilares fundamentais: a arrecadação municipal, incluindo impostos sobre produção e circulação; a geração de emprego formal, que observa tanto o estoque de empregos quanto as variações salariais; e os Efeitos Brasil e Rio Grande do Sul, medidos pelos índices IBC-BR e IBCR-RS, respectivamente.

De acordo com Marcos Lélis, economista e coordenador técnico do Boletim, a principal causa para essa queda foi a diminuição da arrecadação municipal e o declínio no número de empregos formais. Contudo, é importante destacar que, ao longo de 2023, São Leopoldo ainda registrou um crescimento médio de 0,6%.

O mercado de trabalho local mostrou uma redução líquida de 1.278 postos de trabalho no último trimestre de 2023, um contraste notável em relação ao mesmo período de 2022, que já havia apresentado saldo negativo de 625 vagas. Estima-se que, durante esse período, 53.967 pessoas foram empregadas na cidade.

No setor de exportações, São Leopoldo também enfrentou desafios, com uma diminuição de 6,3% no faturamento em relação ao quarto trimestre de 2022, equivalendo a um total de US$ 126,1 milhões. Produtos como motores de pistão, bombas e compressores, alimentos para animais, e armas & munições sofreram reduções significativas nas exportações. Por outro lado, setores como couros e artigos de borracha exibiram uma recuperação impressionante, com aumentos de 87,9% e 217%, respectivamente.

Os Estados Unidos permanecem como o principal destino das exportações de São Leopoldo, apesar de uma redução de 7,8% no volume adquirido no quarto trimestre de 2023. A China e o México mostraram tendências opostas, com aumentos significativos nas importações de produtos leopoldenses.

O Boletim também destaca a predominância do setor de Serviços em São Leopoldo, que representa 53,0% da economia local, envolvendo áreas como alojamento, alimentação, imobiliárias e comércio. A Indústria, contribuindo com 30,1% do PIB municipal, excede a participação do setor no Estado, refletindo a importância de grandes indústrias, inclusive multinacionais, para a economia da cidade.

Além disso, o Boletim fornece dados comparativos com outras cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, como Gravataí, Canoas e Novo Hamburgo, oferecendo uma visão abrangente do panorama socioeconômico da região.

Botão Voltar ao topo