GastronomiaSanta CatarinaTecnologia & Inovação

Sistema reduz tempo de produção de cerveja

Criado em parceria com Mouts TI, de Santa Catarina, sistema brasileiro de gerenciamento de pesquisa agrícola global visa facilitar o desenvolvimento de novas variedades de malte e cerveja.

O objetivo de toda empresa é sempre melhorar a entrega para os clientes. Seja um serviço ou um produto, a intenção é oferecer o melhor resultado final e aprimorá-lo à medida que o tempo passa. Para a maior cervejaria do mundo, porém, isto é mais que um objetivo, é um desafio. Com 70% do mercado global e muitas marcas de sucesso pautadas justamente pela qualidade, é preciso desenvolver formatos inovadores de melhoria.

Para qualificar e otimizar essa produção, a Mouts TI, empresa brasileira de desenvolvimento de softwares sediada em Blumenau, Santa Catarina, desenvolveu, em parceria com técnicos da empresa, um sistema de gerenciamento do Programa de Pesquisa Agrícola Global de classe mundial, incluindo um banco de dados totalmente integrado, para facilitar o desenvolvimento de variedades superiores de malte e cerveja.

Publicidade

Os principais objetivos do sistema são reduzir em cerca de dois a três anos o desenvolvimento de novas culturas para acelerar o processo de produção de espécies mais qualificadas – o que reduziria o tempo de pesquisa e desenvolvimento de 12 a 13 anos para 10 a 11 anos. A consequência direta é a redução dos testes – com abordagens mais certeiras sendo aplicadas – e a redução de custos.

Antes e depois

O projeto já está em andamento desde 2021, porém, a equipe da Mouts TI assumiu o desenvolvimento apenas em maio de 2022 e implantou outro ritmo ao trabalho. Tanto que é possível comparar a evolução do projeto antes e depois da tech brasileira.

Publicidade

Até abril de 2022, só 30% das metas do projeto haviam sido entregues; apenas um dos nove módulos foi implementado e a conclusão era um cliente insatisfeito. Com a inclusão dos recursos brasileiros, em apenas cinco meses (de maio a outubro de 2022) todas as metas foram entregues pelo time, quatro módulos foram implementados, foi realizada a migração dos dados do sistema antigo para o novo e o aplicativo recebeu um novo design para ter a identidade visual e as cores em compatibilidade com a empresa.

“É um projeto em escala global, um desafio para a equipe da Mouts TI, mas também sabemos que temos a mão de obra qualificada que esse tipo de plano exige. A equipe dedicada a esse trabalho segue focada no desenvolvimento, pois sabemos que é algo que terá um impacto positivo direto no cliente e também no consumidor final dele e trazer a satisfação que ele busca com esse desenvolvimento”, afirma Dionei Reichert, Diretor de Negócios Globais da Mouts TI e responsável pela equipe que atua no projeto.

O projeto ainda tem pontos a serem desenvolvidos e o prazo de conclusão para a implantação completa é 2025, porém, a diferença no progresso dos trabalhos é visível a partir da inclusão da Mouts TI no processo.

“Já era um projeto em andamento, então tivemos que nos inteirar das ações e, mais do que isso, entregar a solução que o cliente buscava, que era retomar, e até mesmo acelerar o andamento do processo. Porém, também é um parceiro antigo da Mouts, que conhecemos, sabemos como funciona, o que nos deu tranquilidade para trabalhar em busca desse resultado”, conclui Reichert.

Foto: Divulgação

Sobre a Mouts TI

Uma empresa jovem – a Mouts TI completou seis anos em outubro de 2022 – que acumula números expressivos. Neste período, são 800 projetos concluídos, 20 países atendidos e 2 milhões de pessoas impactadas. Hoje, a sede da empresa está em Blumenau (SC), contando ainda com um escritório em Florianópolis (SC) e além de profissionais que atuam em projetos no mundo inteiro.

Botão Voltar ao topo