AgronegócioNegóciosRio Grande do Sul

Irga adquire colheitadeiras e tratores Yanmar

Por meio de Pregão Eletrônico, negociação envolveu R$ 5,43 milhões

O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) adquiriu, por meio de Pregão Eletrônico, sete colheitadeiras e 10 tratores Yanmar, em negociação que totalizou R$ 5,43 milhões. O estado detém cerca de 70% de todo grão produzido nacionalmente.

O Pregão Eletrônico foi realizado em novembro de 2022 quando a Sol Soluções Yanmar foi a concessionária escolhida para a venda de sete colheitadeiras do modelo YH 880, desenvolvidas especialmente para a colheita do arroz, tendo sua plataforma também adaptada para as culturas de milho, soja, feijão e trigo.

Publicidade

A entrega oficial aconteceu nos dias 01,02 e 03 de março, durante o “Dia de Campo”, realizado pelo Irga, na Estação Experimental do Arroz (EEA) em Cachoeirinha. O evento contou com a participação de 464 pessoas, entre produtores, uma comitiva do Paraguai e pesquisadores da faculdade dos Estados Unidos, University of Georgia, professores James Buck e Zenglu Li.

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural esteve representada pelo secretário adjunto da Agricultura, Márcio Madalena. As sete colheitadeiras serão distribuídas entre as Estações Experimentais do Arroz localizadas em Cachoeirinha (com duas máquinas, sendo uma delas específica para a produção de semente genética a ser disponibilizada aos sementeiros), Cachoeira do Sul, Camaquã, Uruguaiana e Santa Vitória do Palmar.

Publicidade

O município de Hulha Negra, que deverá sediar uma estação regional de pesquisa do instituto, também receberá o equipamento. Enquanto não estiver finalizada, a colheitadeira permanecerá em Cachoerinha.

“Estamos muito satisfeitos, pois as máquinas atenderão à proposta de modernização de nosso parque fabril, oportunizando mais agilidade e tecnologia de primeira qualidade, aos nossos produtores, de acordo com suas necessidades”, completa o presidente do Irga, Rodrigo Warlet Machado. A diretora técnica do instituto, Flavia Tomita, também acompanhou a solenidade.

Primeira concessionária oficial da marca Yanmar no estado gaúcho, a Sol Soluções é focada no segmento do agronegócio, dispondo de portfólio variado de produtos com destaque para a linha de tratores, onde o produtor rural é o seu principal público-alvo. Com matriz em Caxias do Sul e unidades em Vacaria e Montenegro, a Sol Soluções Yanmar é detentora da concessão exclusiva da linha de escavadeiras para todo Rio Grande do Sul.

Botão Voltar ao topo