NegóciosRio Grande do Sul

GM comemora produção de 4,5 milhões de veículos em Gravataí

A General Motors comemora a marca de 4,5 milhões de veículos produzidos em sua fábrica de Gravataí. Em cerimônia realizada na terça-feira (21), a companhia agradeceu o empenho de todos os envolvidos e ressaltou a importância da comunidade da cidade para o sucesso da unidade.

O Chevrolet Onix produzido na cor vermelha simbolizou o feito histórico. O complexo industrial produz as versões hatch e sedã do modelo, que é líder de vendas na América do Sul.

“Atualmente, nossa fábrica em Gravataí é referência em produtividade e eficiência no mundo, além de contar com processos sustentáveis que permitem não só o uso inteligente dos recursos, mas que contribuem para a preservação do meio ambiente no entorno de nossas operações”, comemora Marcel Querotti, diretor-executivo de Manufatura da GM Gravataí.

Complexo Industrial Automotivo de Gravataí

A fábrica da GM em Gravataí iniciou suas atividades em 20 de julho de 2000, com a produção do Chevrolet Celta, um projeto nacional e sucesso de vendas por 14 anos.

Além de ter sido a primeira unidade da empresa no Brasil fora de São Paulo, inaugurou o conceito de condomínio industrial, reunindo ao seu redor os principais fornecedores – até então algo inédito no segmento automotivo mundial -, que ficam estrategicamente posicionados para otimizar o processo de montagem.

Desde sua inauguração, a unidade passou por três importantes expansões, que somaram um investimento de cerca de R$ 4,5 bilhões. Após fabricar o Celta, as reformas e ampliações viabilizaram a produção do Prisma, do Onix e, mais recentemente, do novo Onix e novo Onix Plus.

Na sua mais recente expansão, que ocorreu entre 2017 e 2019, a fábrica recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão para se preparar para receber os novos Onix e Onix Plus, carros que trouxeram tecnologias inéditas para o segmento, como o Wi-Fi a bordo e o assistente de estacionamento, além dos seis airbags e do controle de estabilidade.

Entre as benfeitorias realizadas, está um novo prédio de injeção de polímeros, onde é realizado o processo de moldagem de para-choques. Além disso, muitos processos foram digitalizados, como as simulações de volume de produção da linha, que buscam os melhores meios de transporte e de movimentação das peças.

Foram adquiridos novos robôs que trabalham sincronizados, com sistemas de visão que realizam autocorreções automáticas, trabalhando no conceito de manufatura 4.0.

A velocidade de processamento de dados e conectividade dos robôs com os demais equipamentos foi otimizada por meio de sistemas de comunicação EthernetIP. Os robôs ainda foram integrados com sensores a laser para a realização de verificações dimensionais online dos carros produzidos.

Sustentabilidade

Além de ser referência mundial em eficiência e produtividade, a fábrica também se destaca por ser amigável ao meio ambiente; foi a primeira a conquistar o marco de Zero Aterro, ou seja, nenhum resíduo gerado na instalação é enviado para aterro sanitário. Tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado.

Outro destaque é a eficiência energética. A unidade possui as certificações ISO 9.001, ISO 14.000 e ISO 50.001, que atestam a conduta correta em relação ao meio ambiente. Também já conquistou o prêmio Energy Star Challenge for Industry Recognition.

Concedido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency), o reconhecimento destaca empresas que reduziram seu consumo energético em 10% num período de cinco anos e são referência na utilização de recursos naturais.

Botão Voltar ao topo