Santa Catarina

Plástico até da Malásia e China é retirado do mar de Florianópolis

10ª etapa do projeto Limpeza dos Mares envolve mais de 80 voluntários, em operação complexa. Ação foi na Ilha do Arvoredo, no último sábado (25)

Uma verdadeira força tarefa e de bastante complexibilidade marcou a 10ª etapa do projeto Limpeza dos Mares, organizado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), escola de Mergulho Acquanauta Floripa e Mundo Mar, no último sábado, na Ilha do Arvoredo.

Diante do difícil acesso ao local para desmantelar destroços que restaram de uma embarcação naufragada há 10 anos, mais uma vez os voluntários do projeto deram um show à parte em um ambiente naturalmente hostil. Foi resgatada uma enorme quantidade de resíduos que chegam através das correntes marítimas e ficam depositadas no costão do chamado Saco do Capim, na Ilha, um dos poucos lugares liberados para o turismo de mergulho.

Publicidade

“Se encontra de tudo, devido à enorme quantidade de lixo que vem através das correntes marítimas e ficam depositadas no costão. Encontramos. por exemplo, garrafas e plásticos vindo de lugares muito distantes, como Malásia e China”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR. Ao todo foram 3,5 toneladas de lixo recolhidos, que se acumulam neste verdadeiro paraíso dentro da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Foto: Divulgação

“Com esta etapa são 10 anos de dedicação a esta causa, que é de todos e que a cada ano mais e mais voluntários estão engajados pelo respeito a nossa natureza” afirma Michele Castilho, diretora do projeto.

Publicidade

Até hoje o Limpeza dos Mares já retirou mais de 130 toneladas de lixo do fundo do mar, praias e costões de vários locais – e dado o destino correto.

Durante o ano de 2023 várias outras ações irão acontecer em decorrência das etapas de retirada de lixo, como as palestras em escolas para jovens e crianças, exposição do lixo retirado, participação em seminários e eventos de conscientização ambiental

Foto: Divulgação

A 10ª temporada do projeto Limpeza dos Mares é promovido pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa, conta com o patrocínio do FORT Atacadista.

A Etapa Ilha do Arvoredo contou com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Polícia Militar Ambiental, ICMBio, Corpo de Bombeiro Militar de SC, BOATLUX, Marina Atlântida, Netuno Geradores, VERTEX Oil Spill Supply e Kattamaram Floripa.

Botão Voltar ao topo