AgronegócioNotíciasRio Grande do Sul

Agricultura de Caxias divulga cronograma de reuniões do PMDR

Plano Municipal de Desenvolvimento Rural será debatido em reuniões no interior do município

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul (SMAPA) informa o cronograma de reuniões para discussão do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) nas comunidades do interior. Os encontros começam no dia 10 de abril, na região de Criúva, e seguem até o mês de maio (veja abaixo), sempre às 13h30min, nos salões das comunidades.

Publicidade

A divulgação das reuniões está sendo realizada em parceria com os subprefeitos. “É um momento importante de participação das pessoas do meio rural, que podem expor suas necessidades pessoais e também coletivas, seja na saúde, transporte, habitação, educação, agricultura e estradas, entre outras questões”, destaca o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Fernando Vissirini Lahm dos Reis.

O PMDR deve apresentar uma proposta de desenvolvimento rural para o município, considerando os aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais, educacionais e de saúde, abrangendo um cenário de mais longo prazo, por exemplo, de 10 anos. O plano de Caxias do Sul tem como base levantamento realizado nas comunidades rurais, dados censitários e demandas reunidas junto às instituições ligadas ao setor agropecuário através de métodos participativos.

Publicidade

O objetivo é diagnosticar o meio rural delineando diretrizes de trabalho para o desenvolvimento rural sustentável do município. O Plano vem sendo debatido desde 2017 e deverá direcionar ações voltadas ao meio rural caxiense até 2026.

A principal diretriz do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural do município de Caxias do Sul é ser um instrumento orientador da administração pública. Além disso, destaca o saneamento básico em áreas rurais como instrumento de promoção da saúde pública, a articulação regional no desenvolvimento das atividades agrícolas, o desenvolvimento sustentável, o planejamento permanente e a realização de ações articuladas com o Plano Diretor Municipal, entre outros aspectos.

O PMDR possui um grupo gestor formado por representantes da SMAPA, Emater, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Samae, e as secretarias municipais de Planejamento, Saúde, Educação, Obras e Serviços Públicos, Segurança Pública e Proteção Social, Turismo, Meio Ambiente, e Desenvolvimento Econômico e Inovação.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES

  • 10/04 – Criúva (Santa Catarina)
  • 14/04 – Criúva (Ilhéus)
  • 17/04 – Vila Oliva (Flor do Campo)
  • 20/04 – Santa Lúcia do Piaí (São Paulo)
  • 24/04 – Santa Lúcia do Piaí (Santo Antônio)
  • 27/04 – Ana Rech (São Gotardo)
  • 08/05 – Fazenda Souza (Bevilacqua)
  • 11/05 – Fazenda Souza (Paróquia Nossa Senhora da Saúde)

Botão Voltar ao topo