Rio Grande do SulSaúde

AMAR já realizou mais de 2 mil atendimentos às pessoas com TEA

Casa Azul - AMAR completa 2 anos no Praça Shopping, no Rio Grande

No dia 2 de abril, celebra-se o Dia da Conscientização do Autismo e o segundo aniversário da Casa Azul, que fica no Praça Rio Grande Shopping. A Casa Azul é a sede da AMAR – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande – e foi o primeiro passo do projeto “Praça Inclusivo”. Este projeto visa promover a valorização, inclusão social e reconhecimento das Pessoas com Deficiência (PcD’s) no Praça Shopping.

Publicidade

Ao longo desses 2 anos, o Praça Shopping desenvolveu vários projetos sociais pioneiros na cidade para pessoas com Autismo. Entre eles estão vagas de estacionamento exclusivas, placas de atendimento preferencial em lojas e supermercado e o ‘Cine Azul’, uma sessão de cinema inclusiva mensal. Hoje, mais um avanço foi alcançado com a inauguração de 10 mesas prioritárias para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na Praça de Alimentação, em frente ao cinema.

A inauguração contou com a presença do prefeito Fábio Branco; da primeira-dama Luciane Compiani Branco; do secretário de Cidadania e Assistência Social, Evandro Silveira; e da comunidade de pais e assistidos da AMAR Rio Grande.

Publicidade

“Nós precisamos fazer com que a cidade seja um centro de referência e, junto com a AMAR, somar esforços para que tenhamos um atendimento de qualidade para aqueles que precisam de auxílio. Parabéns aos 2 anos de Casa Azul, um trabalho voluntário difícil e extremamente importante, e parabéns ao Praça Shopping por ceder este espaço e por estar envolvido em tantas iniciativas sociais, sendo sempre uma parceira tão importante”, destacou o prefeito Fábio Branco.

“Como pai atípico, meu testemunho é do cuidado que nós recebemos sempre desta instituição importante que é a AMAR, que tem se doado em favor da nossa cidade, dando orientação, aconselhamento pedagógico e assistencial, e tudo que as famílias atípicas necessitam. Parabenizamos a AMAR e ao Praça Shopping, por estar sempre abrindo as portas e o coração para atividades sociais”, ressaltou o secretário da SMCAS, Evandro Silveira.

O Praça também é pioneiro na cidade no treinamento especial dado à equipe de segurança do shopping, lojistas e funcionários, no apoio às famílias com TEA. Por ser uma deficiência invisível, o treinamento proporciona acolhimento em ambientes públicos, criando um espaço de respeito e convivência entre todos.

“Foi muito audacioso o Praça Shopping trazer para dentro de um shopping center, de forma inédita, uma associação que trata o Autismo. Isso gerou visibilidade à AMAR. Quando falamos em conscientização, falamos de um lugar onde tem placas de filas prioritárias, estacionamento e mesas especiais, e funcionários capacitados para atender esse público. Isso é olhar com olhos para além da data de hoje”, finalizou Rosane Farias, Assistente Social da AMAR.

O “Projeto Praça Inclusivo” promove o bem-estar das Pessoas com Deficiência em espaços sociais do dia-a-dia, como shopping center e lojas, oferecendo capacidade e acessibilidade a todos os clientes.

Casa Azul – AMAR

A Casa Azul, sede da AMAR – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande, serve como referência às famílias diagnosticadas com TEA – Transtorno Espectro Autista, oferecendo acolhimento e encaminhamento aos tratamentos necessários.

Inaugurada em 2021, a Casa Azul do Praça Shopping já realizou mais de 2 mil atendimentos, além de assistir 50 famílias em situação de vulnerabilidade através do programa de segurança alimentar.

A instituição oferece os serviços de assistente social, psicóloga, acolhedora e orientadora social, nutricionista, neurologista, assessoria jurídica, neuropsicopedagoga especialista em altas habilidades e Superdotação, grupo de orientação às famílias, e aulas de culinária e artesanato.

Fundada há 34 anos, a AMAR atende famílias com TEA em todas as faixas etárias. O acolhimento é feito por assistentes sociais com técnicas para atender as famílias que desconfiam ou receberam o diagnóstico do espectro autista.

A Casa Azul está localizada em frente à Feirinha de Livros Infantis da Livraria Albuquerque, e atende o público de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h. Os agendamentos podem ser realizados através do whatsapp (53) 3233-1294.

Botão Voltar ao topo