EmpregoNegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Otimismo e persistência marcam trajetória de Valmir Susin

Histórias Inspiradoras - Presidente do Sindirural foi o palestrante da RA CIC desta segunda-feira (3)

Valmir Susin, presidente do Sindicato Rural Patronal de Caxias do Sul, foi convidado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) para a RA desta segunda-feira (3), na série Histórias Inspiradoras. Aos 82 anos, otimista por natureza, ele compartilhou as passagens mais marcantes do seu trabalho em defesa da agricultura familiar e da valorização do meio rural. Ele sintetiza sua filosofia de vida com a frase: “Sempre tive fé e coragem. Nunca desanimei na minha vida. Com persistência, resolvemos os problemas.”

Publicidade

Valmir Susin começou a trabalhar aos sete anos, ajudando o pai no cultivo da terra. Aos 12 anos, vendia frutas e verduras para comprar outros alimentos para a família. Durante os 10 anos em que seu pai esteve doente, ele o amparou e se responsabilizou pelo pagamento das dívidas decorrentes do tratamento após o seu falecimento. Com 20 anos, ao sair de casa para trabalhar, começou a participar dos movimentos dos agricultores e nunca mais parou.

Na década de 70, presidindo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, atuou decisivamente na conquista de direitos aos agricultores e suas famílias, como assistência médica e odontológica, acesso à previdência social – com a criação do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrual) – e à eletrificação rural.

Publicidade

Ainda no Sindicato, criou cursos de educação familiar, em que era oferecida capacitação às famílias do interior e da periferia de Caxias do Sul. “Temos um só problema para resolver no Brasil: a educação. Eu ainda sonho em levar mais conhecimento para o agricultor, especialmente para os jovens, para mantê-los na agricultura”, pontou.

Na década seguinte, foi convencido por amigos do meio político a disputar as eleições para deputado estadual. Ao eleger-se, passou também a se dedicar a temas ligados ao meio ambiente e turismo, ao combate à fraude na produção de vinhos e à previdência social. No início dos anos 90, fundou e presidiu o Sindicato Rural Patronal de Caxias do Sul.

Foi ainda diretor da Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul e, no fim da década de 90, assessor do então ministro da Agricultura, Francisco Turra. Anos mais tarde, atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e secretário da Agricultura de Caxias do Sul, além de participar ativamente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Susin conhece o agronegócio local como poucos, e mesmo depois de tantos anos de trabalho na área, mantém o mesmo orgulho e respeito pelo setor. Caxias do Sul, segundo enumerou, possui em torno de 5 mil equinos e 39 mil cabeças de gado, além de significativa criação de perus, codornas e o cultivo de mais de 40 variedades de frutas e hortaliças. “Nossos produtos vão para noves estados do Brasil. Somos uma referência não apenas para o Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil”, acrescentou. “Temos que cuidar da nossa agricultura, que nos proporciona todos estes resultados. Tudo vem da terra, por isso precisamos cuidar dela”, concluiu.

Liderança inspiradora

Ao fazer a abertura da RA, o presidente Celestino Oscar Loro enfatizou a importância da liderança exercida por Valmir Susin em entidades como o Sindirural e na própria CIC Caxias. Loro disse que Susin tem sempre um ponto de vista positivo, mesmo diante de contextos muitas vezes conturbados. “Dizer que ele é uma inspiração é muito pouco para o tanto que Valmir Susin representa para as gerações mais novas e para as lideranças que buscam fazer a diferença no mundo em que vivemos”, destacou o presidente da CIC Caxias.

A série Histórias Inspiradoras da RA CIC já apresentou as trajetórias de José Antônio Fernandes Martins, Jorge Gerdau, João Francescutti e Clóvis Tramontina.

Botão Voltar ao topo