Gastronomia

Chef explica principais vantagens da fermentação natural

Especializado na culinária italiana, Henrique Campos utiliza levain cultivado há sete anos

Em 2016, o chef Henrique Campos criou um levain, também conhecido como fermento natural ou selvagem. A receita geralmente envolve uma mistura de farinha fresca, água e um agente fermentador – no caso de Campos, cascas de abacaxi. Com esse fermento, ele prepara as pizzas e focaccias do Figurate Italian Food, seu empreendimento gastronômico em Curitiba.

“Apesar de muita gente conhecer e valorizar a fermentação natural, poucas pessoas realmente entendem os benefícios dessa prática”, conta Campos. Por isso ele resolveu listar as principais vantagens de produzir e consumir produtos feitos com fermentação natural, em especial a pizza, carro chef do Figurate.

Publicidade

Sabor aprimorado:

A fermentação natural da massa de pizza desenvolve um sabor mais complexo e rico, com notas leves de acidez e um toque aveludado.

Textura diferenciada:

A fermentação natural também ajuda a criar uma textura perfeita na massa da pizza, tornando-a macia por dentro e crocante por fora.

Publicidade

Fácil digestão:

A massa de pizza, quando preparada com levain, passa pela quebra dos carboidratos e proteínas em moléculas menores, tornando-a mais fácil de digerir e reduzindo a sensação de inchaço.

Ingredientes saudáveis:

Ao se utilizar a fermentação natural, a massa de pizza não necessita de aditivos ou conservantes, tornando-a uma opção mais saudável para quem busca uma alimentação equilibrada.

Tradição e arte:

A fermentação natural da massa de pizza é uma técnica milenar que requer paciência, habilidade e arte. Ao optar por essa técnica, os chefs preservam a tradição da culinária italiana e levam uma experiência autêntica para seus clientes.

Chef Henrique Campos – Foto: Divulgação

“Para mim, a fermentação natural é essencial na preparação de uma boa pizza. Além de melhorar o sabor, a textura e a digestibilidade, é uma técnica que preserva a tradição italiana e valoriza ingredientes de qualidade “, afirma ele.

O Figurate Italian Food é um restaurante especializado em culinária italiana, que valoriza a tradição e a autenticidade dos ingredientes. É reconhecido por suas pizzas, focaccias e cannolis, preparados com os melhores ingredientes da região. Para mais informações, acesse www.figurate.com.br.

Sobre massas com fermentação natural

O fermento natural é um fermento feito com os próprios microrganismos presentes na farinha. Isso significa que pode ser feito misturando-se apenas a farinha de trigo com água e esperando alguns dias até que a massa de fermento natural se forme, ficando geralmente pronta para usar em 10 dias.

Massa com fermentação natural – Foto por: Vedrana2701

A fermentação natural é uma técnica bem antiga que está tendo destaque atualmente. Os pães de fermentação natural eram feitos desde 4 mil anos antes de Cristo, com egípcios e hebreus. Hoje em dia, muitas pessoas estão em busca ou tendo um interesse por esse tema.

Botão Voltar ao topo