NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas realiza 3º Concurso de Qualidade do Mel

Inscrições podem ser feitas no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar

O 3º Concurso de Qualidade do Mel de Pelotas acontece na quarta-feira (19), no Centro de Eventos do Cerrito Alegre, 3º distrito, a partir das 13h30.

Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar pelos telefones (53) 3225.6425 ou (53) 99241.295, com Arruda, Marcelo ou Joana.

Publicidade

Para participar, é preciso apresentar dois potes de mel claro e dois de escuro. As embalagens são padrão, fornecidas pela Emater.

A promoção do evento é da Prefeitura Municipal, da Emater e do governo do Estado, com apoio da Embrapa, da Universidade Federal de Pelotas e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas.

Publicidade

“A apicultura é uma atividade que vem crescendo e conquistando importância econômica. O segmento da cadeia produtiva do mel é gerador de renda e promotor de oportunidades de trabalho. O concurso da qualidade é um incentivo aos produtores e estímulo ao crescimento do setor”, pontua o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.

Concurso

O 3º Concurso de Qualidade do Mel de Pelotas terá como julgadores representantes da cadeia apícola e pessoas vinculadas à organização do evento. De acordo com o chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda, são considerados os quesitos cor, aroma e sabor – exatamente o que o consumidor avalia na hora que vai adquirir o produto. Serão premiados os primeiros e segundos colocados por categoria – mel claro e mel escuro.

Pelotas possui 330 apicultores, cuja atividade recebe acompanhamento técnico, totalizando 4.500 colmeias. A extração do mel dá-se entre os meses de abril/maio e novembro/dezembro. A produtividade é bastante variável, devido às interferências do clima e do manejo. A média é o rendimento em torno de 15 quilos de mel por colmeia.

Botão Voltar ao topo