NotíciasRio Grande do SulTecnologia & Inovação

Empresas Randon passam a se chamar Randoncorp

As Empresas Randon adotam a partir de agora uma nova identidade: Randoncorp. A marca honra o legado da companhia e direciona investimentos, estratégias e esforços de inovação para um caminho de crescimento sustentável – para o negócio, para a comunidade e para o planeta. A evolução vem no momento que a Companhia registra recordes em seus 74 anos de história, alcançando mais de R$ 11,2 bilhões de receita líquida consolidada em 2022.

Publicidade

Plataforma de soluções para a mobilidade

A Randoncorp tem presença global fundamentada na qualidade, na inovação e na ética nos negócios. A sede da Companhia fica em Caxias do Sul (RS) e mantém unidades espalhadas por quatro continentes, alcançando mais de 120 países com a comercialização de soluções e reunindo um contingente de mais de 17 mil colaboradores. São mais de 50 operações ao redor do mundo, entre plantas industriais, escritórios comerciais, centros logísticos de distribuição de produtos e laboratórios de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Duas das frentes de atuação da Randoncorp focam no segmento de autopeças, tanto para aplicação em veículos comerciais, como no controle de movimento de vários tipos de meios de transporte. Entre os componentes fabricados pelas empresas Suspensys, Castertech e as joint-ventures Master e JOST Brasil – com as parceiras Cummins e JOST Werke, respectivamente -, estão suspensões, eixos, cubos, freios e sistemas de frenagem, rodagem e acoplamentos.

Publicidade

Com um portfólio completo de peças para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção e materiais de fricção, a Frasle Mobility tem forte presença global e é líder no mercado de reposição de autopeças, por meio de marcas de referência como Fras-le, Fremax, Nakata e Controil. Recentemente, essa unidade controlada do grupo também passou por reposicionamento de marca, acompanhando a evolução e a expansão acelerada vivenciada na última década.

A Randoncorp também atua como montadora e está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo. Por meio da marca icônica Randon, oferece a mais completa linha de equipamentos para o transporte terrestre de cargas, desde implementos rodoviários a vagões ferroviários. É a única montadora de implementos rodoviários brasileira com unidades fabris no exterior e conta com uma rede nacional e internacional de distribuição espalhada em mais de 175 pontos.

Soluções em serviços financeiros e digitais compõem o portfólio do grupo. Por meio das empresas Randon Consórcios, Randon Seguros, Banco Randon e Addiante – joint-venture em conjunto com a Gerdau –, está presente com linhas de financiamento e crédito para viabilizar aquisições de bens e facilitar a locação de ativos. A companhia investe em startups e incentiva o ecossistema de inovação por meio da Randon Ventures e da Conexo, e desenvolve softwares e produtos digitais com a DB.

Contribuindo no desenvolvimento de novas soluções e potencializando resultados, de médio e longo prazo, a Randoncorp impulsiona pesquisas em materiais, nanotecnologia e eletromobilidade e cria soluções em automação de processos e robótica industrial com o Centro Tecnológico Randon (CTR), a NIONE e a Auttom.

Comprometida com a transformação social das comunidades onde está presente, a Companhia fomenta iniciativas de formação pessoal e profissional para crianças e jovens e estimula o voluntariado e práticas de segurança no trânsito por meio do Instituto Elisabetha Randon e apoia e incentiva a pesquisa científica com o Instituto Hercílio Randon, referência em instituição de ciência e tecnologia mantida por recursos privados e em parceria com universidades e com o poder público.

Nova marca

A nova marca propõe ao mercado a proximidade necessária para criar relacionamentos sólidos, múltiplos e que provoquem uma atitude visionária a partir do investimento em inovação. As expressões adotadas, por sua vez, equilibram a força de ser uma marca humana, que coloca as pessoas no centro, ao olhar tecnológico, que direciona para o futuro e deixa Randoncorp ainda mais contemporânea.

Essa composição se traduz em alguns dos elementos da nova identidade visual, como o tom de azul escolhido e criação de uma fonte gráfica exclusiva para a letra “R”, que simboliza uma Companhia sempre em movimento e aberta às transformações.

Novas posições

O Comitê Executivo da Randoncorp também passa por alterações na composição, que valem a partir do próximo dia 1º de maio. Os três Diretores Superintendentes atuais e o vice-presidente e Chief Transformation Officer (CTO) assumem o cargo de Chief Operating Officer (COO). Cada um responde por uma vertical de negócios, além de áreas matriciais que atendem vários níveis da corporação: Anderson Pontalti, da vertical Controle de Movimentos/Frasle Mobility; Sandro Trentin, da vertical Montadora; Ricardo Escoboza, da vertical Autopeças; e Daniel M. Ely, da vertical Serviços Financeiros e Digitais. Além disso, o diretor de Tecnologia Avançada de Produto e Manufatura, César Augusto Ferreira, passa a integrar o Comitê, assumindo a função de Diretor Superintendente da vertical de Tecnologia Avançada.

Botão Voltar ao topo