Negócios

Floriculturas estão otimistas com o Dia dos Namorados 2023

Por ser em uma segunda-feira, o 12 de junho é vantajoso para a escolha por flores para presentear

O setor de floricultura nacional está com grandes expectativas para o Dia dos Namorados deste ano, que será comemorado na segunda-feira, 12 de junho. Isso aumenta a possibilidade de os casais investirem em flores e plantas ornamentais como presentes.

Quando a data cai em finais de semana, geralmente os casais priorizam gastos com passeios, viagens e restaurantes. As opções de flores e plantas são variadas e o faturamento do setor depende muito da escolha da variedade.

No entanto, em média, as vendas podem aumentar entre 15% e 20% em comparação com semanas normais, de acordo com Renato Opitz, diretor de Marketing do Ibraflor. Espera-se um leve crescimento em comparação com o ano de 2022, com uma margem de até 9% dependendo da região do país, segundo William José de Wit, presidente do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura.

Vale ressaltar que o primeiro semestre do ano é crucial para o setor, pois 32% das vendas anuais da floricultura ocorrem entre março e junho, quando são comemorados o Dia Internacional da Mulher, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

Portanto, as campanhas se intensificam para estimular a demanda nessas ocasiões. “Apesar do atraso em algumas produções devido ao frio, nossa expectativa é um aumento nas vendas em torno de 9% em relação ao ano passado em toda a cadeia, desde a produção até a comercialização para o consumidor final”, explica De Wit.

Embora as vendas de rosas vermelhas e orquídeas ainda predominem nesta data, a ampla variedade de flores e plantas ornamentais disponíveis no mercado tem contribuído para a diversificação do comércio de outros produtos, tanto de corte quanto em vasos.

Os buquês mistos, que combinam folhagens e flores coloridas, têm conquistado os apaixonados. “A ampla variedade de produtos, o aumento das vendas online e a entrega por delivery têm impulsionado esse mercado de maneira geral”, diz De Wit. A campanha preparada pelo Ibraflor para a ocasião destaca que “O amor está em cada gesto, a felicidade em cada abraço”, com fotos de casais que destacam a diversidade de maneira geral.

Botão Voltar ao topo