Cidades do RSNotíciasPorto AlegreSaúde

Santa Casa de Porto Alegre capacita 100 novos cirurgiões robóticos

O Centro de Formação em Cirurgia Robótica da Santa Casa de Porto Alegre realizou no dia 14 de junho a cerimônia de conclusão de três novas turmas do Curso de Certificação em Cirurgia Robótica. Ao todo, foram capacitados 100 novos cirurgiões que agora estão aptos a realizar operações assistidas por robôs. O treinamento realizado no centro utiliza a mais alta tecnologia em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

Com dois anos de atividade, o Centro de Formação já formou mais de 180 profissionais capacitados na instituição. Esse marco é de extrema importância para o Instituto de Cirurgia Robótica Helda Gerdau Johannpeter, sediado na Santa Casa, pois esses profissionais levarão o conhecimento e a prática adquirida para todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, garantindo maior qualidade e segurança aos pacientes.

O diretor Médico e de Ensino e Pesquisa, Antonio Kalil, ressaltou a relevância da formação dos novos cirurgiões robóticos, afirmando que eles serão responsáveis por levar a expertise da Santa Casa para diversas regiões, proporcionando um atendimento assistencial de excelência. Além dos profissionais de Porto Alegre, as turmas também contaram com cirurgiões de outros municípios, como Passo Fundo, Santa Rosa, Pelotas, Erechim, Cruz Alta e Criciúma.

O Centro de Formação em Cirurgia Robótica foi criado em 2021 e é coordenado pelo cirurgião Andre Bigolin. Até o momento, já foram formadas cinco turmas, e outras duas estão em andamento. O centro é responsável por oferecer ensino teórico e prático em todos os níveis de formação médica, desde estudantes até cirurgiões já certificados em cirurgia robótica.

Além disso, tem contribuído significativamente para a instituição, trazendo avanços importantes, visibilidade e, principalmente, capacitando cirurgiões com tecnologia de ponta, proporcionando aos pacientes segurança e excelência em procedimentos minimamente invasivos.

Botão Voltar ao topo