Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo reúne estudantes para II Desafio de Robótica

O Centro de Eventos de São Leopoldo está transformado em uma arena de batalhas entre robôs construídos por estudantes leopoldenses e de outras cidades gaúchas. O II Desafio de Robótica, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, reúne crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, nos dias 4 e 5 de julho.

A competição conta com a participação de 94 equipes inscritas, provenientes de escolas municipais e privadas do município, bem como equipes de Novo Hamburgo, Esteio e Três Palmeiras. Além disso, há 31 projetos inscritos para a mostra.

O crescimento do evento é notável em comparação ao primeiro Desafio de Robótica, que ocorreu junto com a Motic 2022 e contou com a inscrição de 46 escolas. “Espero que o desafio seja divertido para todos. Ganhar ou perder não importa. Todos os participantes aqui montaram seus robôs e se esforçaram. Agora é hora de aproveitar e se divertir”, declarou Wagner Santos Siqueira Prates, professor representante da Mobkits.

A robótica é trabalhada com alunos e professores da rede municipal de São Leopoldo desde 2017. “A Robótica não se limita apenas aos robôs humanoides. Ela engloba tudo que envolve criação, criatividade, programação, utilização de LEDs, lâmpadas, baterias e rodas”, explica a professora Lisiane Rosa, responsável pela organização do evento.

Segundo o secretário de Educação, Ricardo Luz, a robótica é um espaço para as crianças exercitarem sua criatividade. “A escola pública tem o poder de transformar para melhor o nosso município, estado e país”, afirmou.

Botão Voltar ao topo